Amanda Costa
Prata DIVISÃO 1 , Autônomo(a)Olá colegas, boa noite!
Estou com algumas dúvidas, sem saber o que fazer com relação à entrega do Sintegra.
Bom, se todo mundo que tem PED deve emitir Sintegra mensalmente, vamos lá:
Eu uso o programa Ledware... emito todos os livros por lá, logo estou obrigada a transmitir o Sintegra mensal de todos os meus clientes, correto?? Mesmo daqueles butequinhos mais fuleiros... mas aí vem uma preocupação: p/ estas empresas basta gerar aquele arquivo sintegra pela Ledware, com o registro de todas as nf de entrada e saída, com os totais gerais de cada NF de entrada/saída???
Minha preocupação é com aquele negócio de lançar ítem a ítem. Este sintegra com ítem a ítem é apenas p/ as empresas que possuem ECF?
Dentre os meus clientes, só as que possuem ECF estão transmitindo o Sintegra mensalmente... pq, com o atigo Simples Minas, o contribuinte só era obrigado a transmitir o Sintegra qdo. intimado, mas como o Simples Minas já era... todos têm que transmitir.
Resumindo a pergunta: posso fazer o Sintegra p/ todo mundo (exceto os que possuem ECF) pelo meu programa de contabiliade (onde eu lanço as NF e faço os livros fiscais) usando apenas o total geral? Se eu estiver certa, tenho uma empresa bem problemática (auto peças - st): o bendito já ultrapassou 120.000 de receita anual, ou seja, já está obrigado ao uso de ECF faz tempo, mas o bendito fica protelando, protelando, falta de avisar não é... daí fico pensando no que é "menos pior": enviar o Sintegra com os totais gerais (aquele da Led) ou deixar quieto, sem nada? pq ele deveria estar usando ECF... se estivesse com ECF, estaria fazendo o Sintegra ítem a ítem... o que é pior? entregar o Sintegra errado ou deixar de entregar?
Qto. ao inventário, isso é mais um problema mto sério: muitos dos meus clientes fazem os inventários em folhas de caderno... eu explico, peço ao menos uma planilha, mas ninguém dá bola. Só os clientes do Sintegra ítem a ítem estão em dia com o inventário, pq o programa gera o arquivo de inventário junto com o mês de fevereiro (acho que é fevereiro).
E os demais? como eu faço a entrega dos inventários? protocolizo livro lá? nem sei viu...
Preciso urgentemente resolver estas pendências p/ poder ter um pouco de sossego.
Muito obrigada, Amanda