x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 854

Dúvidas sobre movimento bancário...

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 21 maio 2009 | 11:03

Olá pessoal, bom dia...
Bem, estou aqui com um probleminha.
Uma empresa, escola de idiomas, tem muitos depósitos em banco de cheques que os alunos dão como pagamento das mensalidades. Pois bem. Acontece que a empresa não tira nota desses valores. Orientei-a então a emitir uma nota fiscal com o valor total de cheques recebidos no mês, assim os valores depositados estarão acobertados por documento fiscal hábil. Ela reclamou que o imposto vai aumentar muito e tal... Será que eu estou errada e poderia fazer esses depósitos a caixa? Existe outra forma de fazer isso e ficar legalmente correto? Não sou formada em Contábeis, mas pelo que eu leio e estudo e pela prática, não acho correto isso, até pq não é a realidade. Se entrou um depósito, tem que ter motivo, certo? Empréstimo, financiamento, etc... mas tem motivo.
Ainda mais q esses depósitos são de cheques, ou seja, existe uma convergência de contas, saiu de uma e entrou em outra, não passou pelo caixa.
Espero a opinião dos colegas...

Tópico movido por Claudio Rufino para esta sala em 21 de maio de 2009 às 14:06:56.

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 21 maio 2009 | 14:09

Gisele, esses depósitos precisam possuir uma origem. Como você mesma disse, eles são provenientes do recebimento de mensalidades de alunos. Ocorre que esse recebimento trata-se de uma receita, e sobre ele deveriam sim estar sendo emitidas notas e recolhido os impostos cabíveis. Poderá ocorrer, sob uma fiscalização, que esta empresa tenha que fornecer demonstrativos e documentos que comprovem a origem do numerário que ingressaram na conta Bancos. Como sabemos que não será possível, a empresa provavelmente será autuada e terá que recolher todos esses impostos que está deixando de recolher agora, com multas e juros, cabendo ainda outras penalidades. Acho que você poderia expor isso para a proprietária. É melhor recolher esses impostos agora, mesmo que signifique um aumento com relação ao que ela vinha pagando, do que se sujeitar a uma penalidade maior!

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 21 maio 2009 | 16:50

Caroline, boa tarde... pois é, então eu estou certa ao orientar o cliente a tirar notas, né?
Que bom... pensei que tava falando alguma coisa errada.
Obrigada!!!!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade