x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 2.974

Roberta Mattos

Roberta Mattos

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Financeiro
há 15 anos Sexta-Feira | 22 maio 2009 | 18:07

Boa tarde,

Gostaria de um esclarecimento quanto ao recolhimento de ISS.
Vou explicar a minha dúvida:
Eu emito nota fiscal de serviços aos meus clientes e nessa nota consta o valor dos serviço + ISS = valor total da nota.
O cliente me paga o valor total da nota.
Mas qdo eu pago o ISS com a guia, eu pago sobre o valor total da nota, o ISS da nota q emiti aumentou meu faturamento e meu impsto é maior.
Vou exemplificar:
valor total do serviço - 100
iss - 3
valor total da nota - 103

quando eu for pagar:

Total de faturamento - 103
iss 3% do faturamento - 3,09

É isso mesmo? Tem alguma outra maneira legal de pagar menos?

Agradeço a atenção

Abs

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 22 maio 2009 | 18:17

Oi Roberta!

O ISS é embutido no valor da Prestação de Serviços, você pode até informar na nota fiscal de serviços o valor do ISS, mas este valor ou vai embutido para você fazer o recolhimento ou descontado, neste caso retido para o tomador recolher o ISS, mas isso são em casos mais específicos, atividades que prestam serviços em outras cidades.

No seu caso, você emite a nota fiscal de serviços no valor de 100 reais e recolhe 3 reais (aliq. 3%).

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA

Luiz Carlos de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 15 anos Quinta-Feira | 4 junho 2009 | 21:06

Você deve fazer o calculo por dentro na formação do seu preço:
Exemplo:

3% (/) 100 = 0,03 (-) 1= 0,97
100,00 (/) = 0,97 = 103,09

Assim:

103,09 x 3% = 3,09

Valor liquido 100,00
Valor do ISS 3,09
Tatol NF Svs 103,09

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade