x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 606

Profissionais de contabilidade que devem cumprir o programa

CRISTINA DA SILVA MOREIRA SANTOS

Cristina da Silva Moreira Santos

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2016 | 12:41

Boa tarde a todos. Gostaria de informações de meus colegas contabilistas, de como interpretaram a NBC PG 12 de 21/12/2015, quanto ao programa de educação profissional continuada PEPC , trata-se da educação continuada, que tem que fazer cursinhos e atingir 40 pontos no ano e que será cobrado sobre 2016 em 01/2017. A Lei diz que contadores e técnicos em contabilidade devem fazer... Mas em que caso específico? ou basta ser técnico e ter um escritório de contabilidade que precisa fazer . No meu caso trabalho apenas com : ME e EPP, sim faço contabilidade de ambos, escrituração, balanço, demonstração, igual a uma empresa do lucro real, visto que é obrigatório, segundo o CRC.
Nesse caso preciso fazer também? ou são profissionais que fazem auditoria, ou outra atividade mais específica?

Agradeço se algum profissional da área me ajudasse a entender essa norma.

Obrigada!

Cristina

José Carlos de Jesus

José Carlos de Jesus

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2016 | 13:01

Cristina,

A NBC PG 12 não diz que contadores e técnicos devem segui-la. Na realidade, quem tem obrigatoriedade, dentre outras situações, são os auditores independentes e os responsáveis técnicos pela elaboração das demonstrações contábeis das Sociedades de Grande Porte, ou seja, aquelas que faturaram no ano anterior (2015) mais de 300 milhões de reais ou tiveram ativo superior a 240 milhões de reais. (Lei 6.404/76 alterada pela Lei 11.638/07)

Francisco Carlos T. da Silva

Francisco Carlos T. da Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Account Manager
há 8 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2017 | 08:33

Bom dia.
Em julho de 2016. fui contratado por uma consultoria para reestruturar e assumir como contador técnico em uma empresa de médio porte , criada em março de 2016, por uma estadual privatizada de grande porte, pelo Regime Presumido.

Hoje estou sendo questionado pela Auditoria externa Price de não ter feito a PEPC .
Ainda esta valendo o comentário- A NBC PG 12 não diz que contadores e técnicos devem segui-la conforme a(Lei 6.404/76 alterada pela Lei 11.638/07) ?

obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade