x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 907

Como discriminar os itens no retorno de industrialização?

jhonatan

Jhonatan

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2016 | 15:39

Boa tarde
Compro matéria prima (ABS) de uma empresa e envio para outra empresa industrializar, no momento do envio eu emito uma NF de remessa p/ Industrialização destacando o item ABS, porem quando o serviço é concluído o industrializador emite uma NF de Retorno e outra de Mão de Obra.
Minha duvida é: Na NF de Retorno de Industrialização deve ser destacado o mesmo item (ABS) ou devera ser destacado os itens prontos? Se possivel gostaria de uma base legal.

Desde já agradeço!

Jhonatan Virtuoso
"Buscai a Deus em primeiro lugar e todas as outras coisas vos serão acrescentadas."
Tedy Luis de Souza

Tedy Luis de Souza

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 13:46

Jhonatan, boa trade.

A NF de retorno de industrialização eu oriento os meus clientes a fazer igual a NF de remessa e depois fazer uma NF com o CFOP 5124 cobrando o serviço e se teve algum acrescimo de material para fazer o produto.

ATT.
Tedy

jhonatan

Jhonatan

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 17:15

Boa tarde Tedy
Entendo sua posição, mas fica complicado o controle de estoque, pois quando eu compro a matéria prima (ABS) dou entrada na NF com um código especifico para o item, e depois faço a nota de remessa p/ industrialização utilizando esse código.
Se o industrializador fizer e trabalho e me enviar destacado na nota de retorno o mesmo item, terei que dar entrada com o mesmo código, e não consigo controlar quantos produtos prontos (carenagens) possuo em meu estoque, pois são vários tipos.
Além de dar a impressão fiscalmente, que mandei um material para ser industrializado, paguei pelo trabalho e recebi o mesmo material sem nenhuma alteração, a nota deve estar de acordo com a mercadoria que a acompanha, penso eu.
Mas se você possuir uma base legal eu agradeço muito.

Desde já agradeço pela orientação!

Jhonatan Virtuoso
"Buscai a Deus em primeiro lugar e todas as outras coisas vos serão acrescentadas."
Karina Cristina Januário da Silva

Karina Cristina Januário da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2016 | 17:25

Jhonatan,

O CFOP 5.124 tem finalidade somente financeira, não interferindo no estoque, mas integrando o custo da mercadoria que será revendida. Esta nota será usada somente para fazer o pagamento dos serviços prestados pela empresa que fez a industrialização.

O CFOP 5.902/5.903 informam o retorno do material que foi enviado para industrialização e voltam a integrar o estoque. Você tem que manter um controle de estoque em poder de terceiros para manter a conta atualizada.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Karina Januário
Contadora / Analista Fiscal
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karinajanuario
Instagram: @karinajanuario_
Telefone: (16) 99155-7832

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade