x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 4.360

Dúvida sobre o pagamento de alvará para profissional liberal

Ana Cristina

Ana Cristina

Iniciante DIVISÃO 1 , Psicólogo(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2016 | 14:56

Boa tarde,
sou psicóloga, sempre trabalhei para empresas e clínicas e agora estou iniciando atividades em uma sala comercial como profissional liberal (psicóloga).
O site da prefeitura, aqui no Rio de Janeiro, permite emissão de alvarás . Sendo assim, solicitei a emissão para o endereço onde estou pretendendo atuar, uma guia que vence em 11 de novembro.
Como todo início de atividade é difícil, verifiquei que, como profissional liberal, terei que pagar o ISS mesmo sem a prestação de serviços. Minha dúvida é: eu posso não pagar essa guia para liberação do alvará e tentar criar uma empresa que me permita pagar os impostos apenas quando eu precisar emitir notas fiscais? Tenho como pagar esse ISS apenas quanto emitir nota fiscal?

Se eu não pagar essa guia para emissão do alvará de funcionamento eu fico com algum tipo de dívida ou restrição?

Desde já agradeço a atenção.

João Alves de Menezes Júnior

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2016 | 18:59

Boa tarde Ana,

acho que passaram alguma informação equivocada, o alvará de funcionamento é uma TAXA administrativa que deverá ser paga periodicamente (em regra é anual) que serve como uma autorização de funcionamento do seu negócio. O ISS é uma IMPOSTO que é pago sobre o faturamento com a prestação de serviços, não existe o fato de pagar ISS sem ter prestado nenhum serviço e principalmente sem ter emitido nota fiscal.

Um ponto importante que merecerá uma análise mais minuciosa é essa questão do que ser mais vantajoso, se trabalhar como pessoa física autônomo ou constituir uma PJ no regime do Simples Nacional... vários fatores tem que serem analisados, como por exemplo: principais clientes? Faturamento médio? Tem funcionários? Emiti muita nota fiscal ou não?

Espero poder ter ajudado.

AVANT ASSESSORIA CONTÁBIL
Contador - CRC SE/007331
Pós-graduando em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
Tel.: (79) 99854-8128

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: