Marco Medeiros
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a) EmpresasPrezados,
Tenho de emitir uma nota fiscal eletrônica complementar de ICMS, devido à uma fiscal para devolução
à fornecedor emitida com alíquota de ICMS incorreta. Minha empresa está localizada em São Paulo/SP,
assim como a do fornecedor destinatário da nota fiscal.
Por minha empresa estar enquadrada no regime simples nacional, a base de cálculo e o valor do ICMS
sai em dados adicionais em minha nota fiscal. No entanto, o fornecedor alega que essas informações
deveriam sair também no cálculo do imposto, qual sejam Base de cálculo do ICMS e Valor do ICMS.
Ocorre que, se eu emito a nota com essas informações somente em dados adicionais, a nota é autorizada
pela Secretaria da Fazenda, no entanto, o fornecedor não a aceita, dizendo estar errado.
Se informo o valor da base e do ICMS nesses campos, como está sendo solicitado pelo fornecedor
(que está enquadrado no regime lucro presumido), a Secretaria da Fazenda rejeita a nota fiscal,
devolvendo o código de rejeição 602 (Base de cálculo de ICMS difere da somatória dos itens), o que,
presumo, esteja correto, já que não coloquei nenhum item, apenas as observações referentes à nota
fiscal complementar.
Qual seria a forma correta para fazer essa nota?
Grato a todos pela atenção!
Marco Medeiros