x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 10

acessos 442

Nf-e de venda emitida como entrada

Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2016 | 14:41

Olá,

Um cliente do escritório recebeu uma nf-e nas seguintes condições:

O Fornecedor usou a opção 0- entrada, Natureza Operação - Compra - Cfop 1102 e colocou os dados do meu cliente td certinho , nos mandou uma Cce para corrigir o Cfop e natureza para 5102/Venda, eu posso considerar essa nota nos meus registros, mesmo estando marcada como se fosse uma nf-e de entrada desse fornecedor?
A consultoria disse que posso e que não terei problemas (Ajuste Sinief permite correção Cfop 001/2007, será?

grata,

Rose

Gente, agora que eu me dei conta, já havia postado isso em outro tópico e acabei criando esse, pessoal da moderação como posso excluir, e desde já me desculpem pala falha.

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 8 novembro 2016 | 14:01

Rose
A sua consultoria disse que você pode escriturar uma Nf-e emitida pelo próprio fornecedor na opção 0?
A carta de correção permite sim corrigir o CFOP, porém como você vai escriturar uma nota fiscal de entrada emitida pelo próprio fornecedor com a opção 0? Se você fizer isso o seu sistema vai entender como uma devolução e vai abater do seu fechamento mensal, sendo que não foi isso que ocorreu. A melhor forma de arrumar tudo isso é solicitar o cancelamento da Nf-e.

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Roseli

Roseli

há 8 anos Terça-Feira | 8 novembro 2016 | 15:33

Oi Ricardo,

Eu também não entendi, até não fiz isso, estou pesquisando aqui e com um grupo do WZap...pq o xml da nf-e vai estar como entrada do fornecedor né?Totalmente errado...
Tenho clientes que emitem nf-e de entrada e de saída e quando importo pro meu sistema já direciona pro Reg Entrada e Saídas certinho...então ele busca essa informação do xml correto, o fornecedor disse pro meu cliente que estava td certo e que podia fazer isso,.

Olha que estranho, fui pesquisar no site da Nota Paulista e a nf consta lá, então acho que pode ser lançada mesmo...

Chico Xavier
Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

há 8 anos Terça-Feira | 8 novembro 2016 | 16:05

Rose
Exatamente. A melhor forma de corrigir isso é cancelando a Nf-e e solicitar uma nova com a opção "1". Se você quiser fazer o teste, tenta importar essa nota para o seu sistema e observa que ele vai abater da suas saídas, entendendo que essa Nf-e é uma devolução.

Att

Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Roseli

Roseli

há 8 anos Terça-Feira | 8 novembro 2016 | 16:22

Ricardo,

E sobre essa nf aparecer na conta da nota paulista do meu cliente, vc entende que com isso o fisco "aceitou" a correção da nf-e e a considerou como saída?

Chico Xavier
Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

há 8 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 08:44

Rose
Na verdade para o fisco é uma entrada porque logo no início você precisa escolher qual o tipo de documento: "entrada" ou "saída". A partir daí que você determina as informações relativo as entradas ou saídas.

Att

Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Roseli

Roseli

há 8 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 15:08

Eu também penso assim, mas a nota está aparecendo na conta fiscal da nota paulista do meu cliente, então posso lançar como aquisição sem problemas.
A consultoria disse "Com a alteração do CFOP para inicio 5...(5102) automaticamente altera-se para saída", estranho mas eles fazem cada coisa que não entendemos...

Chico Xavier
Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

há 8 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 15:30

Rose
Vou dar uma pesquisada melhor sobre isso, porque desconheço que através da carta de correção é possível mudar o tipo de documento quando corrigimos o CFOP. Parece estranho rs.

Att

Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

há 8 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 16:17

Rose
Verifiquei com a minha consultoria e de acordo com o ajuste Sinief, esse tipo de correção pode ser feito sim. Segue:
No ajuste Sinief nº 01, de 30 de março de 2007, estabelece o seguinte:

"§ 1º - A - Fica permitida a utilização de carta de correção, para regularização de erro ocorrido na emissão de documento fiscal, desde que o erro não esteja relacionado com:

I - as variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;

II - a correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;"

Sendo assim, esse tipo de erro não está atrelado as vedações acima. Nesse caso realmente a carta de correção corrigindo o CFOP, também corrige o tipo de documento.
No meu ponto de vista é estranho mas se está embasado não podemos discutir.

Att

Contato - 11.97424.7054
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade