x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 472

Grazielle dos Santos Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4
há 8 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2016 | 16:34

Boa tarde.

Estou com uma dúvida.
Trabalho em uma indústria metalúrgica, compramos um material com cfop de venda 5405.
Ao entrarmos em nosso sistema entramos com o cfop de consumo 1556.
Fizemos uma devolução dessa mesma nota fiscal para o fornecedor, porem a saída com 5556 (como entramos), mas o fornecedor ligou questionando que a nota fiscal de devolução estava com o cfop incorreto, que deveria ter saído com o mesmo da nota fiscal de venda 5413 (devolução).
Essa informação do fornecedor procede, quanto a emissão da nota fiscal de saída, sai com o mesmo cfop da entrada.
Ou emitimos com cfop com usamos em nossa entrada, porque a mercadoria foi para o consumo da empresa.

Poderia me enviar uma lei ou artigo que fala desse tópico, pois estou com duvidas.

Obrigada.

Abdenio ramos de souza

Abdenio Ramos de Souza

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2016 | 16:46

Grazielle dos Santos Oliveira boa tarde!

A informação do seu fornecedor procede. Mas antes vamos alinhar uma coisa.

Ao comprar uma mercadoria sujeita a Substituição Tributária do ICMS, para uso e consumo na sua empresa, você tem que utilizar o CFOP de acordo com a tributação da mercadoria, ou seja o CFOP correto da sua entrada deverá ser o 1407 - Compra de mercadoria para uso ou consumo cuja mercadoria está sujeita ao regime de substituição tributária.

E então a sua saída de devolução deverá ser com o CFOP 5413.

Iniciante DIVISÃO 4
há 8 anos Segunda-Feira | 14 novembro 2016 | 16:11

Abdenio Ramos de Souza, boa tarde.

Então a regra do cfop é para todos, a entrada e saída (devolução) é de acordo com a tributação da mercadoria da nota fiscal de venda?

Você teria algum artigo que fale especificamente desses pontos, pois tenho que passar essa informação para o pessoal que trabalha comigo.

Muito obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade