Patricia Souza Giachetto
Prata DIVISÃO 2Bom dia
existe alguma legislação que trate da não incidencia de ICMS entre a transferência entre filiais ,pois eu tenho tres filiais e as mesas fazem essa operação um para as outras
respostas 1
acessos 295
Patricia Souza Giachetto
Prata DIVISÃO 2Bom dia
existe alguma legislação que trate da não incidencia de ICMS entre a transferência entre filiais ,pois eu tenho tres filiais e as mesas fazem essa operação um para as outras
João Carlos
Ouro DIVISÃO 1Bom dia Patricia,
A Lei Complementar 87/96 estabelece em seu artigo 3º, inciso VI a não incidência sob a transferência de propriedade conforme transcrevo abaixo:
Art. 3º O imposto não incide sobre:
...
VI - operações de qualquer natureza de que decorra a transferência de propriedade de estabelecimento industrial, comercial ou de outra espécie;
De acordo com o dicionário, o conceito de "propriedade" é 9 Jur Bem imóvel (terra, casa, prédio etc.) em região urbana ou rural, pertencente a alguém, , vide que segundo o artigo 7º incisos XIV e XV do Decreto 45.490/2000 foi regulamentado que as transferências entre empresas, sendo de ativo imobilizado e para uso e consumo não há incidência, portanto a definição de propriedade conforme regulamentado não alcança, às vistas desse decreto, as saídas de mercadorias conforme dispõe o artigo 1º.
Artigo 7° - O imposto não incide sobre
...
XIV - a saída de bem do ativo permanente;
XV - a saída, com destino a outro estabelecimento do mesmo titular, de material de uso ou consumo;
Ao meu entendimento, se a saída não estiver a estes moldes, tributaria normalmente.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade