Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.066

ISS devido para o município de Aracaju.

Aline Andrade

Aline Andrade

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 28 dezembro 2016 | 12:47

Boa tarde!

Poderiam me esclarecer uma dúvida?

Um hotel de aracaju tomou serviço de uma empresa localizada no município de Simões Filho, na Bahia, de manutenção no sistema de exaustão, o código destacado na nota é o 14.01. O prestador é do Simples Nacional e está passando a responsábilidade do recolhimento do ISS para Aracaju, onde foi feito o serviço.

Minha dúvida é:

1º Está correto o municópio de Aracaju realizar o recolhimento do ISS para esse tipo de serviço?
2º Caso não, o prestador sendo do Simples Nacional pode optar por repassar a responsábilidade do recolhimento para o tomador?

Agradeço desde já.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2 , Auditor(a)
há 8 anos Terça-Feira | 3 janeiro 2017 | 13:14

Cara Aline Andrade,

1º - Não, esse ISS é devido em Simões Filho, para os serviços descritos no subitem 14.01 da Lista de Serviços, o ISS é devido onde o prestador está estabelecido, em conformidade com o artigo 3º da Lei Complementar Federal 116/2003.

2º - Poder até pode, vejo que muitos colegas tem duvidas em relação a retenção de empresas optantes do Simples Nacional, essas empresa PODEM SIM SER RETIDAS. Mas no caso específico sitado fica inviável a retenção, pois o recolhimento deve ser feito em Simões Filho.

Lembro que reter não quer dizer recolher naquele local, reter é uma coisa recolher é outra, não misturem.

No seu caso se o tomador de Aracaju retiver, terá de recolher em Simões Filho, em conformidade com a já citada legislação acima.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade