x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.466

ICMS RJ - Atividade de Fornecimento de Alimentação

LEONARDO CABRAL DA SILVA

Leonardo Cabral da Silva

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 4 janeiro 2017 | 12:49

Boa tarde,

Gostaria de saber se as vendas efetuadas por Bares e Restaurantes, onde as refeições preparadas são entregues na casa do cliente (delivery), podem ser incluídas no Art.34 do Livro V - RICMS-RJ para apuração do débito do imposto do ICMS.

Já ouvi entendimentos onde eu posso enquadrar no regime estimativa, pois no artigo citado acima também engloba 'OUTROS SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO', conforme redação abaixo:

Art. 34. O contribuinte do ICMS que exerça atividade de fornecimento de alimentação compreendida na classe CNAE 56112 Restaurantes e Outros Estabelecimentos de Serviços de Alimentação e Bebidas pode, em substituição ao sistema comum de tributação, calcular o valor do ICMS, devido a cada mês, pela aplicação direta do percentual de 4% (quatro por cento) sobre a receita bruta auferida no período, excluídos os produtos sujeitos à substituição tributária.

Outros já opinaram que o benefício seria apenas as refeições consumidas no próprio estabelecimento poderia utilizar o benefício da apuração por estimativa. As vendas por delivery deveriam ser tributadas no regime normal.

Procurei na internet algo relacionado ao assunto, mas não consegui achar nada. Estava precisando ter uma maior segurança na abordagem do assunto e, se possível, embasado em legislação para poder orientar o cliente.

Alguém pode me ajudar quanto a este assunto ?

Obrigado,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade