x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.181

Comercio ou Serviço

suely massumoto

Suely Massumoto

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 24 junho 2009 | 18:04

Estou prestando serviço para um Estudio de Audio e Video, EPP optante pelo Simples Nacional. O cliente fornece o conteúdo e o estúdio faz a gravação de CDs. Temos o entendimento que isto caracteriza um serviço com base no item 13.02 da LC 116/03, mas um de nossos clientes não quer aceitar a Nota Fiscal de Serviços pois precisa de uma NF de Venda para dar entrada no estoque de Revenda. Como a principal atividade do estudio é comércio temos a NF de venda, mas nos casos acima citados costumamos emitir NF de Serviços que é da atividade secundária.
O nosso procedimento com relação a emissão de NFs está correto?
Devo atender o pedido do cliente e emitir uma NF de venda?

Já agradeço a orientação recebida.
Suely

Edson Eugenio do Amaral Junior

Edson Eugenio do Amaral Junior

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 15 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 13:12

Suely,

Realmente me parece ser um serviço de gravação, mas, geralmente tem industrializações iguais a essa operação, acho pertinente a questão colocada pelo seu cliente, trata-se de um produto no qual vc recebeu uma quantidade de CD através de nota de entrada, que vc terminou o processo do produto, como se estivesse dando o acabamento final, esses serviços vinculados ao produto é reconhecido como base de cálculo do ICMS.

Embora me pareça um serviço, acho que deveria entrar com uma consulta informal para sua segurança.

Edson Amaral

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 25 junho 2009 | 13:48

Boa tarde Suely,

Se o estúdio faz a gravação e fornece somente um CD gravado creio que configura uma prestação de serviços pois o CD neste caso fez parte do custo dos serviços, agora se o estúdio vender os CD's gravados, então estará vendendo um produto podendo emitir nota fiscal de vendas.
Creio que pode ser até cobrado separadamente, emitir nota fiscal de serviços da gravação e nota fiscal de vendas dos CD's.
Portanto nesta empresa ela tem as duas atividades.

Editado por Gilberto C. Olgado em 25 de junho de 2009 às 13:54:09

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade