x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 8.486

MEI - Recolhimento ISS

Alana Cerqueira Pereira

Alana Cerqueira Pereira

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 6 janeiro 2017 | 10:55

Caros colegas!

Estou com uma dúvida, a empresa em que trabalho está contratando um prestador de serviços MEI, para execução de obras de alvenaria, o MEI está cadastrado no município de São Gonçalo/RJ, o imóvel em que será realizado o serviço é no município do Rio de Janeiro/RJ e o CNPJ que ele emitiu a NF é da Matriz que é em São Paulo/SP.

O MEI não tem cadastro no CPOM do Rio de Janeiro e nem de São Paulo.
A nota fiscal está emitida no código 7.02, pelo que eu entendo serviços executados nesse código o ISS é devido no município da execução do serviço, certo?
Mas se eu vou escriturar no município de SP e não devo reter, quem será o responsável pelo recolhimento?

Desculpem por este questionamento primário.

Abraços

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2 , Auditor(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2017 | 15:30

Cara Alana Cerqueira Pereira,

O MEI paga o ISS por valor fixo, ou seja, segue uma tabela:

03. Qual o custo da formalização?
O ato de formalização está isento de todas as tarifas. O Microempreendedor Individual - MEI tem como despesas legalmente estabelecidas, APENAS, o pagamento mensal de R$ 46,85 (INSS), acrescido de R$ 5,00 (Prestadores de Serviço) ou R$ 1,00 (Comércio e Indústria) por meio de carnê emitido através do Portal do Empreendedor.

Com isso não existe retenção para MEI

38. MEI está obrigado a efetuar a retenção na Fonte do ISS?
Na figura jurídica de Microempreendedor Individual - MEI está desobrigado da retenção do pagamento do Imposto sobre Serviços - ISS tomados ou intermediados.

Informações extraídas do site:

www.prefeitura.sp.gov.br

Att, Reinaldo Fonseca

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 7 anos Sábado | 2 setembro 2017 | 10:31

Anderson, um MEI provavelmente é isento de retenções, ou seja, não haja obrigatoriedade de voce mesmo fazer retenções. O mesmo vale para simples nacional.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
anderson

Anderson

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Sábado | 2 setembro 2017 | 10:44

Valeu colega, na parte onde fica as retenções todas estão zeradas até a porcentagem está zerada, ou seja, somente o valor da obra que está preenchido, vou passar para meu chefe que não deve fazer nada. Obrigado!

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2 , Auditor(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 4 setembro 2017 | 12:34

Caros amigos,

Não sei lhes dizer sobre os impostos federais, mas o MEI recolhe o ICMS (R$1,00 por mês) e o ISS (R$5,00 por mês) de forma fixa, e como já recolher esses impostos de forma fixa não existe como realizar retenção.

Att, Reinaldo Fonseca

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade