x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.164

Destaque de ISS

Flavia de Oliveira

Flavia de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 15 anos Sexta-Feira | 26 junho 2009 | 11:48

Prezados,

Trabalho em uma empresa que presta serviços a indústrias. Neste ano de 2009 deixamos de ser optante pelo simples nacional. Sou eu a responsável pela emissão de notas fiscais e a parte contábil é terceirizada. Infelizmente não ouve um consenso e a contabilidade não conseguiu me esclarecer as dúvidas a baixo:

- Ao emitir uma NF de serviço (mão de obra) é obrigatório o destaque do ISS?

Caso seja obrigatório, como me informo sobre a porcentagem do ISS que varia de municipio para municipio?

A instrução que a contabilidade me passou foi não destacar o ISS.

Como o ISS varia de municipio para municipio não colocamos o valor do ISS incluso nos presços de nossos serviços, mas o que tem ocorrido é que o cliente ao efetuar o pagamento tem descontado o valor do ISS, e assim acabamos perdendo nossa margem de lucro. O que posso fazer para evitar isso?

Quando o ISS não esta destado na NF o cliente pode efetuar o desconto?

Agradeços a atenção de todos,

Att.

Flávia

Alcir braz brighenti

Alcir Braz Brighenti

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 26 junho 2009 | 15:41

Flavia, veja bem, ISS é de responsabilidade das Prefeituras, e existe muita diferença de uma prefeitura para outra, aconselho voce se informar na prefeitura da sua cidade. Agora quanto ao destaque do valor do ISS, se não for RETIDO NA FONTE como tem algumas prefeituras que adotam esse criterio, o seu cliente NÃO poderá abater esse valor. ATt

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade