Rafael
Prata DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
Boa tarde pessoal, estou começando agora na área fiscal em escritório contábil e gostaria de tirar uma dúvida:
Como escriturar nota fiscal de entrada que tem icms substituição tributária destacada? No caso uso o programa da sage Efiscal
e a minha empresa em questão é regime normal de apuração.
Eu coloco o valor de icms normal no campo "outros de icms" e o icms-st eu coloco no campo icms-st, ou seja eu destaco ele,
Por dentro da nota eu entro na aba "substituição tributária" produto por produto e preencho o valor do icms-st de cada produto.
Porem, na hora de entregar a EFD ICMS-IPI, eu recebo uma advertencia em quase todas as notas de entrada:
O valor total dos documentos tem que ser igual o valor da soma das operações do registro C190
Eu já percebi que quando da esse erro é porque no campo : valor contabil está diferente do valor das mercadorias,
e a diferença é justo o icms-st que eu destaco.
Exemplo nota valor contabil: 363,35, onde outros icms: 350 icms-st 13,35 , eu escrituro assim, e por dentro aparece valor das mercadorias: 363,35,
ele bate corretamente no efiscal, mas dentro do PVA ele puxa no campo valor das mercadorias o valor de : 376,70. 13,35 a mais exatamente que é
o valor que destaquei do icms-st.
Ja liguei na central de atendimento do efiscal e eles falam que o erro é de desconto incondicional, mas nao tem nada haver com isso, porque eu assinalo desconto. Tem nota que nao tem desconto e acontece a mesma coisa.
Alguem sabe resolver esse erro e pode me ajudar?