x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 1.237

Base calculo ICMS

patricia Souza Giachetto

Patricia Souza Giachetto

Prata DIVISÃO 2
há 8 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2017 | 17:07

Boa tarde
estou com duvidas quanto a base de calculo de ICMS para uma industria
o Frete entra na base pois meu cliente ira industrializar produto ? e o IPI , entendo que IPI nao entra na base de calculo de ICMSD se for para revenda somente se for usuario final ,é isso ?

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 8 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2017 | 17:16

Boa tarde Patricia,

Exatamente, a base de cálculo do ICMS é composta por todos os encargos transferíveis ao destinatário, inclusive o IPI quando este for consumidor final.

Base legal: itens 2 e 4 do § 1º do artigo 37 do RICMS/SP.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
patricia Souza Giachetto

Patricia Souza Giachetto

Prata DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2017 | 08:52

Bom dia João
então o IPI nao entra na base de calculo para quando eu for vender para PJ correto .
o frete so entra na base de calculo do ICMS do IPI nao né .

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2017 | 08:58

Bom dia Patricia,

O IPI entra na base de cálculo do ICMS à toda saída cujo cliente não venha revender ou industrializar, ou seja, a regra vale para PF e também PJ.

Base legal: Lei Complementar nº 87/96, artigo 13, § 2º

Art. 13. A base de cálculo do imposto é:
...
§ 2º Não integra a base de cálculo do imposto o montante do Imposto sobre Produtos Industrializados, quando a operação, realizada entre contribuintes e relativa a produto destinado à industrialização ou à comercialização, configurar fato gerador de ambos os impostos.
(g.m.)

Com relação ao frete compor ou não a base de cálculo do IPI, há diversas jurisprudências acerca, o fato é que o Decreto 7212/2010, pelo seu artigo 190 indica que o mesmo deve estar incluso, porém li em outros lugares que este procedimento não é correto. Por ainda estar descrito no regulamento do IPI é que nós mantemos a prerrogativa.

João Carlos

patricia Souza Giachetto

Patricia Souza Giachetto

Prata DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2017 | 09:22

Entendi , minha empresa nao considera o frete na base de calculo do IPI , sera que corro risc de ser fiscalizada por este otivo , ou é mehlor apartir de agora comecar a incluir na base

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2017 | 09:36

Oi Patricia,

É muito relativo, não posso lhe dar exatidão se há ou não chances de fiscalização, todavia eu não arrisco com relação aos meus clientes. Tenho um que disse que não iria inclui-lo por entender que o mesmo onera a sua operação, porém a grande maioria adotou a inclusão. Pessoalmente eu nunca vi nenhuma intimação da Receita Federal exigindo esclarecimentos acerca do IPI, contudo isso deve partir de vocês.

Espero tê-la ajudado.

João Carlos

patricia Souza Giachetto

Patricia Souza Giachetto

Prata DIVISÃO 2
há 8 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2017 | 09:54

Entendi ,melhor incluir então para nao termos problemas pois a Legislação é imprevisivel nesta parte

obrigado me ajudou sim

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade