x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 922

ISSSQN e Simples Nacional

JAQUELENE DE CASSIA COSTA

Jaquelene de Cassia Costa

Bronze DIVISÃO 2 , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 7 julho 2009 | 10:40

Bom Dia, para todos! estou com o seguinte problema:
Meu cliente no Rio de Janeiro, da Região dos Lagos é optante do Simples Nacional. Entretanto deixou de recolher o DAS, durante alguns meses. A Prefeitura Municipal então o notifiçõu e deu uma atuação de 50% do valor que deveria ter sido recolhido para a mesma. Assim tenho as seguintes dúvidas:
1. Se ele pagar a multa a prefeitura e depois recolher o DAS, terá pago o ISS 02 vezes.
2. Se ele somente pagar o DAS é obrigado a pagar a multa tb para a prefeitura?
Quais os problemas que podem vir a ocorrer?
No caso do Simples Nacional como fica a situação da empresa que não recolhe o DAS?
Agradeço os que puderem contribuir.

Luciano Santile

Luciano Santile

Prata DIVISÃO 3 , Engenheiro(a) Computação
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 13:52

OLá Jaquelene, minha opnião:

1. Se ele pagar a multa a prefeitura e depois recolher o DAS, terá pago o ISS 02 vezes.

A empresa não terá pago o ISS 02 vezes pois a autuação imposta pela Prefeitura é uma punição pelo não recolhimento do imposto e não o imposto em si.

2. Se ele somente pagar o DAS é obrigado a pagar a multa tb para a prefeitura?

Confirme isso na sua prefeitura, mas como é uma autuação municipal, deve pagar sim.

Quais os problemas que podem vir a ocorrer?
No caso do Simples Nacional como fica a situação da empresa que não recolhe o DAS?


A prefeitura pode comunicar a Receita Federal que a empresa não está em dia com seus recolhimentos, consequentemente a empresa perderá o beneficio do Simples Nacional.

Os débitos poderão ser inscritos na Dívida Ativa com posterior cobrança judicial.

Espero que ajude.
abraços.

Sempre que vc se sentir sozinho, abandonado e achando que ninguém liga para você... Atrase uma prestação...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade