x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 15

acessos 2.509

quantos cfops posso usar na nota ?

suelen m

Suelen M

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 13:47

Boa tarde,

Gostaria de perguntar as voces se tem algum tipo de decreto,artigo, algo prescrito em lei que me permita utilizar mais de 1 cfop. Pois uma cliente minha realizou uma industrialização e na nota de retorno utilizou 2 cód. (6925/6125) mas a empresa a que foi enviada a mercadoria alega que não pode ser emitida nota com 2 cfops.

E como sou nova no fórum gostaria de saber tambem se tem algum campo para busca de tópicos caso eu não tenha visto.

Muito obrigada.

Suellen;

"as mais belas qualidades tornam-se inúteis qdo a força do caráter não as sustenta."
Marcos Flores

Marcos Flores

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 14:33

Suellen,

Aqui eu sempre orientei para que usassem os 2 CFOP nesses casos de industrializaçao e retorno. Nunca deu problema.

E tbm já vi muitas notas de outras empresas usando esse mesmo procedimento, porém, não sei a fundamentação legal disso.

suelen m

Suelen M

há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 15:04

pois é Marcos aqui tambem sempre usamos 2 cfops, mas muito obrigada mesmo assim, tambem creio não haver nenhuma base legal quanto a isso mas vou manter essa nota com 2 cfops.

Boa tarde.

"as mais belas qualidades tornam-se inúteis qdo a força do caráter não as sustenta."
Luciano Santile

Luciano Santile

Prata DIVISÃO 3 , Engenheiro(a) Computação
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 15:55

Olá Suellen, uma vez que é a empresa que não aceita, pergunte a eles qual a base legal que usaram para alegar que não pode.

abraços

Sempre que vc se sentir sozinho, abandonado e achando que ninguém liga para você... Atrase uma prestação...
suelen m

Suelen M

há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 16:29

Tem razão Luciano, é exatamente o que eu vou perguntar a empresa caso ainda aleguem que a irregularidade esta presente no numero de cfops,ainda estou no agurdo de uma resposta da empresa adquirente.

Mas muito obrigada pelo conselho.

Tenha uma Boa tarde.

Luciano Santile

Luciano Santile

há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 16:55

hehehe é isso ai, mas caso venha a precisar, ai vai:

§19 do Artigo 127 do RICMS/SP

.......
§ 19 - É permitida a inclusão de operações enquadradas em diferentes códigos fiscais numa mesma Nota Fiscal, hipótese em que estes serão indicados no campo "CFOP" no quadro "Emitente" e no quadro "Dados do Produto", na linha correspondente a cada item após a descrição do produto.
......

Abraços

Sempre que vc se sentir sozinho, abandonado e achando que ninguém liga para você... Atrase uma prestação...
suelen m

Suelen M

há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 17:11

Puxa vida novamente muito obrigada Luciano,classifiquei sua resposta como 5 estrelas mas se tivesse a classificação Constelação seria essa q eu colocaria. hahaha

Obrigada novamente,

Boa tarde

Suellen;

Luciano Santile

Luciano Santile

há 15 anos Quinta-Feira | 9 julho 2009 | 20:31

Oi Luziane, as NF`s modelo 2, série D-1, por serem emitidas a consumidor final não tem CFOP destacado no Documento, pelo menos aqui no Estado de São Paulo.

Agora, se sua dúvida é no registro fiscal do documento, deve-se primeiro saber qual é a Situação Tributária do produto e com esta informação em mãos, utilizar o CFOP correspondente.

Se você trabalha em um escritório contábil tercerizado é praticamente impossível conhecer a situação tributária de todos os produtos de todos os seus clientes então a dica que dou é a seguinte:

Recomende a seu cliente que utilize talão modelo 2, série D-1 para mercadorias tributadas pelo ICMS e talão modelo 2, série D-2 para mercadorias com substituição tributária.

Com esta distinção de operações pela Série da NF fica muito mais fácil para o contador. Outra dica é abandonar logo o talão e optar um ECF. ;)

abraços.

luziane assunção

Luziane Assunção

Bronze DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 10 julho 2009 | 09:17

OI Luciano, Obrigado pela resposta,mas ainda ñ é isso.O que quero saber é nos lançamentos de saida da D1 venda de consumidor direta o CFOP é 5102 ou 5405?Geralmente faço a saida no lancamento com D1(consumidoor final) com 5102 ,mas meu colega faz com o 5405 o mesmo lançamento.ai surgiu a duvida.Qual o correto mesmo.
Att,
Luziane

Luciano Santile

Luciano Santile

há 15 anos Sexta-Feira | 10 julho 2009 | 09:46

Olá Luziane, aqui em SP funciona assim:

Supondo que seu cliente seja uma lanchonete e emita uma NF D-1 para um cliente pela venda de um refrigerante por R$ 2,00 e de um lanche por R$ 5,00, então o total da Nota emitida foi de R$ 7,00 certo.

Refrigerante (R$ 2,00) é Substituição Tributária do ICMS
O Lanche (R$ 5,00) é tributado normalmente pelo ICMS

O correto é, fazer um lançamento de R$ 5,00 no 5102 e um lançamento de R$ 2,00 no 5405, pois se você lançar tudo no 5405 estará sonegando o ICMS da venda do lanche e se lançar tudo no 5102 estara bi-tributando o refrigerante.

Então, como eu disse antes, o CFOP correto depende da situação tributária (ST-Tributada-Isenta) da mercadoria descrita no documento fiscal.

Agora, se eu cliente é daqueles que escreve na nota "VENDAS DO DIA" hahahahahha ai vc tem um problema...

abraços.

suelen m

Suelen M

há 15 anos Terça-Feira | 14 julho 2009 | 09:42

poxa Luciano não precisa rir .... to brincando eu sei como é foda trabalho com uma empresa que não faz as "vendas do dia" faz apenas um "lanche" umas 3 ou 4 notinhas por dia e ´põe valor,já tentei pedir a senhora exemplificar o q ela ta vendendo pois tenho a entrada de nfs-e no estabelecimento de bebidas mas não posso lançar a saida pois nunca sei quando sai, e ela sempre me diz q não tem tempo que não dá e blá,blá,blá, vo fazer o que ? lanço tudo como 5102 que é como esta lá lanche.

Mas e qdo sai cigarro ? qual código é? é o 5405?agora fiquei em duvida.

Bom dia a todos.

Luciano Santile

Luciano Santile

há 15 anos Terça-Feira | 14 julho 2009 | 12:58

Oi Suellen.. "nós sorrimos para não chorar não é verdade :o) " aqui no escritório, trabalhamos com aproximadamente 100 estabelecimentos entre bares, lanchonetes e restaurantes e te digo.. realmente não é fácil fazer o empresário mudar de pensamento... Mássss vamos tentando não é mesmo.

Isso mesmo, cigarro é 5.405 também.

Vale lembrar que o cigarro, além do ICMS substituído, conta com a tributação monofásica de PIS e COFINS.

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: