Julio Cesar da Cruz Siqueira
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)É correto emitir notas fiscais venda a consumidor escrevendo apenas vendas do dia no seu historico?
respostas 9
acessos 3.574
Julio Cesar da Cruz Siqueira
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)É correto emitir notas fiscais venda a consumidor escrevendo apenas vendas do dia no seu historico?
Luciano Santile
Prata DIVISÃO 3 , Engenheiro(a) ComputaçãoOlá Julio, não sei se é o seu caso, mas em São Paulo é sim, porém existem algumas regras para isso:
* Só vale se a Nota não for exigida pelo cliente;
* O Valor da operação deve ser abaixo de R$ 8,00;
* Não destaque nenhuma via da N.F.
Base Legal:
Artigo 134 do RICMS/SP
......
A emissão da Nota Fiscal de Venda a Consumidor por contribuinte que não utilize Equipamento Emissor de Cupom Fiscal - ECF, desde que não exigida pelo consumidor, será facultada na operação de valor inferior a 50% (cinqüenta por cento) do valor da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo - UFESP, fixado para o 1º (primeiro) dia do mês de janeiro do exercício, arredondado para o valor inteiro mais próximo da unidade monetária vigente (Lei 6.374/89, art. 67, § 1º).
§ 1º - No final do dia, o contribuinte emitirá Nota Fiscal de Venda a Consumidor, englobando o total das operações referidas no "caput", em relação às quais não tenha sido emitido o citado documento fiscal, procedendo ao seu registro no livro Registro de Saídas.
§ 2º - As vias do documento fiscal emitido nos termos do parágrafo anterior não serão destacadas do talão.
......................
Não sei em MG como é + espero que seja de alguma ajuda.
abaços.
Kely Gonçalves
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeBom dia.
Quero acrescentar perguntas à dúvida do colega Julio Cesar.
Da emissão de NFVC quando o valor da venda da mercadoria for superior a estes Oito Reais mas o cliente não pediu NF, sem os dados deste, podemos apor ao campo Destinatário, apenas: Consumidor (ou qqr outra expressão)?
Outra dúvida: em que casos podemos e/ou devemos emitir NF série 1 ou 1A para pessoa física?
Kely Gonçalves
Luciano Santile
Prata DIVISÃO 3 , Engenheiro(a) ComputaçãoOlá, pode escrever consumidor sim, sem problemas, ou 'consumidor' ou o nome da pessoa, outras expressões não tem previsão legal ok.
A NF modelo 2 (venda a consumidor) pode ser usada na venda a varejo, feita diretamente no balcão, para usuário final.
Ou seja, uma pessoa física que entra na sua loja, compra um produto e o leva.
Outros tipos de operação devem ser acobertadas pelo modelo 1 ou 55.
Ou seja, se não for uma venda a varejo, realizada no balcão, para consumidor final, tem que ser modelo 1 ou 55
Ex: Eu, pessoa física, entro na sua loja, compro um produto e levo para casa. Essa operação pode ser acobertada pela NF modelo 2, mas pode ser emitida a NF modelo 1 ou 55 tbm, sem problemas.
Agora, se eu, pessoa física, entro no site de sua loja e compro um produto que deverá ser enviado para minha casa. Essa operação deve, obrigatóriamente, ser acobertada por NF modelo 1 ou 55, pois não se enquadra como 'venda no balcão'.
Lembrando... isso vale para SP ok
Espero que ajude, abraços
Kely Gonçalves
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeLuciano, no momento em que vc expõe que
Luciano Santile
Prata DIVISÃO 3 , Engenheiro(a) ComputaçãoOlá, sobre a primeira dúvida:
Sim, você pode usar sempre a modelo 1.
O problema de usar-las é ter que preencher toda a NF (nome, cpf, endereço completo, descrição dos produtos, etc...), ou seja, você não pode tirar uma NF modelo 1, 1A ou 55 com 'vendas do dia' ou 'consumidor' TEM que ter o destinatário/remetente cadastrado e claro, a descrição detalhada de todos os produtos vendidos.
Sobre a segunda dúvida, tem-se que levar em consideração a Legislação municipal, principalmente se o município adotou NF-e de serviços, mas não existe determinação federal sobre isso, ou seja, se não tiver obrigatoriedade pela prefeitura, não precisa.
espero ter ajudado.
abraços.
Luciano Santile
Prata DIVISÃO 3 , Engenheiro(a) ComputaçãoHa, esqueci de comentar, se sua Nota de Serviços for conjugada (serviços e produtos na mesma nota) ela é considerada modelo 1, então TEM que ter todos os campos preenchidos ok.
abraços
Kely Gonçalves
Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeLuciano, muitíssimo obrigada
Foi de grande valia sua ajuda.
Tenham todos (do fórum) um bom dia.
Sabrina Miramontes
Prata DIVISÃO 1 , Gerente ContabilidadeBom dia,
Espero estar utilizando o tópico correto para efetuar minha pergunta (e agradeço orientação no uso do fórum no caso de estar fazendo-o de modo incorreto): o valor da nota fiscal é, por exemplo, R$ 3490,00, e o cliente depositou R$ 3500,00. Como escriturar essa diferença no livro diário?
Agradeço!!
Sabrina
Joao Paulo Estevao
Iniciante DIVISÃO 1 , Programador(a)Outra duvida..
para emissa da nf-e de venda de balcao colocar como Consumidor.
e o restante do dados quais vou usar? cnpj, endereço, I.E, I.M, endereço,? etc..??
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade