Rafaello Bertolini
Iniciante DIVISÃO 1Bom dia,
Gostaria de tirar uma dúvida sobre como proceder no caso do desenvolvimento de software para outros países.
Desde já agradeço qualquer ajuda que me seja dada. Muito obrigado!
1) Eu sendo residente no Brasil e realizando o desenvolvimento de software (criação de sites, aplicativos de smartphone etc), para outros países, para a legislação vigente e levando em consideração as contas que eu devo prestar aqui no Brasil, faz diferença se essa minha prestação de serviço é algo que ocorra como freelancer (pontualmente e sem vínculo) ou se é um contrato de longa duração?
2) Digamos que eu consiga um cliente americano, desenvolva um site, entregue e ele me pague em uma conta no exterior o valor do serviço.
Eu sei que trazendo ou não o valor para o país preciso prestar contas quanto ao valor recebido. A dúvida é quais impostos eu preciso pagar sobre esse valor. Sai mais barato se eu mantiver o valor fora do país ou dá no mesmo do que se eu transferir ele para um banco nacional?
Se possível, eu gostaria de ter uma situação hipotética como exemplo:
Digamos que eu tenha recebido USD 2.000,00 em uma conta internacional (paypal, por exemplo), como ficariam os impostos que eu teria que pagar para ter esse dinheiro na minha conta corrente nacional?
Novamente, muito obrigado pela ajuda!