x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 874

calculo p substituição

alete elisabete  zuba

Alete Elisabete Zuba

Prata DIVISÃO 1 , Agente Administrativo
há 15 anos Segunda-Feira | 20 julho 2009 | 08:34

Bom dia
Alguem poderia me ajudar como devo proceder com empresas que sao simples n, mais por produzirem produtos de cimento estao enquadradas tbem como substituiçao no estado, estou em duvidas de como calcular as guias em que dia vence, so devo recolher as guias para quem for revender os produtos,para os clientes que sao consumidores finais, nao terei que recolher a guia.
se alguem puder me ajudar fico agradecido.

Luciano Santile

Luciano Santile

Prata DIVISÃO 3 , Engenheiro(a) Computação
há 15 anos Terça-Feira | 21 julho 2009 | 10:50

Olá, bom dia.

1) estou em duvidas de como calcular as guias

você deve aplicar a seguinte fórmula:
no caso de IVA-ST: IA = VA x (1 + IVA-ST) x ALIQ intra - (VP x ALIQ intra)
No caso de preço final determinado: IA = Preço final x ALIQ intra - (VP x ALIQ intra)

onde:
IA é o imposto a ser recolhido por antecipação;
VA é o valor constante no documento fiscal relativo a entrada, acrescido dos valores correspondestes a frete, carreto, seguro, impostos e outros encargos suportados pelo contribuinte;
VP é o valor do(s) produto(s);
IVA-ST é o índice de Valor Adicionado;
ALQ intra é a alíquota interna aplicável ao produto (intra-estadual);
Preço final: É o preço final a consumidor, ou valor de pauta, determinado pelo governo para o cálculo da ST.

02) em que dia vence
último dia do segundo mês subseqüente ao do mês de referência da apuração (Decreto 53.812/08)

03) devo recolher as guias para quem for revender os produtos,para os clientes que sao consumidores finais, nao terei que recolher a guia
Exatamente, apenas os revendedores, para consumidor final não deve-se recolher a substituição tributária pois não existem saídas subsequentes ok.

Espero ter ajudado
abraços

Editado por Luciano Santile em 21 de julho de 2009 às 10:52:57

Sempre que vc se sentir sozinho, abandonado e achando que ninguém liga para você... Atrase uma prestação...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade