x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 3.877

Códigos e Descrições na nota fiscal

ISABELLE OLIVEIRA

Isabelle Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 17 abril 2017 | 17:08

Boa tarde!

Tenho algumas dúvidas quanto a códigos e descrições nas notas fiscais, se alguém puder me ajudar fico grata.

A empresa que trabalho é do Simples Nacional, nós só trabalhamos com medidas, ou seja, muitas vezes vendo o mesmo produto, porém, com medidas diferentes, sendo assim utilizo o mesmo código a mesma descrição o que vai diferenciar na descrição é a medida. Exemplo:

Cód: qdr / Descrição: quadrado 30 x 30
Cód. qdr / Descrição: quadrado 70 x 70

Isso está correto ou fiscalmente está incorreto?

ISABELLE OLIVEIRA

Isabelle Oliveira

há 8 anos Quarta-Feira | 3 maio 2017 | 08:35

Raphael Barbosa, bom dia!

Ainda sobre esse assunto olha o que achei sobre códigos: http://www.joseadriano.com.br/profiles/blogs/sped-efd-icmsipi-informacoes

O código utilizado não pode ser duplicado ou atribuído a itens (produto ou serviço) diferentes. Os produtos e serviços que sofrerem alterações em suas características básicas deverão ser identificados com códigos diferentes.

Sabe me dizer se isso tem relação direta com a emissão de NF?

Luann Monahan

Luann Monahan

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 3 maio 2017 | 10:45

Bom dia Isabelle,
Penso assim sobre a sua situação:
1- Não vejo que ambos os produtos citados no exemplo sejam o mesmo produto, afinal eles possuem dimensões e valores diferentes. Se fossemos pensar nos custos para fabricação dos mesmos, teriam custos diferentes, pois geram produtos diferentes;
2- O código do produto só pode ser igual quando se tratar dos mesmos produtos, caso contrário (citaria a sua situação como exemplo) não é viável que os 2 produtos tenham o mesmo código.

Por prudência eu sugiro que você crie novos códigos para segregar cada produto e evitar complicações posteriores junto ao fisco.

Espero tê-la ajudado!

Luann Monahan
Atom Soluções Fiscais

ISABELLE OLIVEIRA

Isabelle Oliveira

há 8 anos Quarta-Feira | 3 maio 2017 | 13:28

Luann Monahan ,

O que queria saber é se existe uma base legal para isso!

É impossível para mim, trabalho só com medidas!

Vendo a mesma peça, só muda as medidas.

Se vender mil vezes a mesma peça com medidas diferentes tenho que ter mil códigos?

Inviável isso!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade