Luiz Fernando Brasil
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Amigos,
Gostaria de saber qual a alíquota interna de ICMS (comércio varejista) para os estados de: CE, ES, MG, PA, RJ, RS, SC e SP.
Obrigados a todos e tenham um bom dia
respostas 54
acessos 124.557
Luiz Fernando Brasil
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Amigos,
Gostaria de saber qual a alíquota interna de ICMS (comércio varejista) para os estados de: CE, ES, MG, PA, RJ, RS, SC e SP.
Obrigados a todos e tenham um bom dia
Victor William
Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a)ESTADO ALÍQUOTA
ACRE - AC 17%
ALAGOAS - AL 17%
AMAPA - AP 17%
AMAZONAS -AM 17%
BAHIA - BA 17%
CEARA - CE 17%
D. FEDERAL - DF 17%
E. SANTO - ES 17%
GOIÁS - GO 17%
MARANHÃO - MA 17%
M GROSSO - MT 17%
M GROSSO SUL - MS 17%
MINAS GERAIS -MG 18%
PARÁ - PA 17%
PARAÍBA - PB 17%
PARANÁ - PR 18%
PERNAMBUCO - PE 17%
PIAUÍ - PI 17%
RIO DE JANEIRO - RJ 18%
RIO GRANDE DO NORTE - RN 17%
RIO GRANDE DO SUL - RS 17%
RONDÔNIA - RO 17%
RORAIMA - RR 17%
SANTA CATARINA - SC 17%
SÃO PAULO - SP 18%
SERGIPE - SE 17%
TOCANTINS - TO 17%
Espero ter ajudado
abraços
Luiz Fernando Brasil
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Victor, ajudou e muito.
Obrigado
Um forte abraço
Victor William
Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a)Se estiver com duvida em relação sobre a antecipação tributaria, da qual se utiliza a aliquota interna do Estados, volte a postar!!
Abraços
Reinaldo Alves Mira
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)A alíquota interna do estado do Parana para operações relativas a artigos do vestuário é de 12% e não 18, conforme recente alteração no regulamento do ICMS deste estado.
Att.
Reinaldo
Victor William
Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a)Obrigado Reinaldo.
Livia Casarini
Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscalboa tarde tenho uma empresa de sp efetuando uma venda de absorvente sintetico (ncm 5603.14.90) para o estado de alagoas e o destinatario exigiu que a aliquota na nota fiscal seja de 18%, procurei por protocolos e convenios no confaz e nao encontrei nenhum .. alguem saberia a respeito, e, se possivel poderia me passar a base legal ??
agradeco muito
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Vitor, bom dia.
Sou empresa varejista de roupas optante pelo Simples Nacional em SP.
Se comprar roupas do RS, onde a alíquota é 12%, preciso recolher diferencial
de alíquota, por SP ser 18%, mesmo sendo minha empresa do Simples Nacional?
Teria a base legal?
Obrigado.
Douglas Ribeiro
Bronze DIVISÃO 3 , Administrador(a)Ricardo,
Estou vivenciando a mesma situação!
Pesquisei no RICMS SP e vi o decreto 56.019 de 16 de julho de 2010, que reduz a alíquota interna para 12% ou 7%, acrescentando ao art 52 do anexo II, as suas disposições.
A única diferença que a minha cliente aqui de SP fez duas compras de SC, uma de um fornecedor RPA e outra do Simples Nacional.
Entendo que na compra da empresa do RPA não deve haver diferença de alíquota!
Estou em dúvida na aquisição do fornecedor Simples Nacional, porque foi destacado na nf o crédito de R$ 33,66 referente ao percentual de 3,07% do ICMS SN conforme tabela do comércio.
Vi no fórum alguns casos mas ainda estou em dúvida.
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Douglas, quanto ao crédito está correto, você só poderá aproveitar o crédito de icms sendo RPA de empresas do Simples pelo percentual cujo qual a empresa do Simples está enquadrada (ela deve colocar em nota de rodapé na Nota Fiscal).
Mas quanto ao diferencial de alíquota, o decreto que impõe o recolhimento dele ainda é válido. Ou seja, você é Simples de seu Estado e adquire mercadorias de Outro: se sua alíquota interna for maior que a do Outro, recolhe-se o diferencial sim.
Procurei no site do Planalto, e não encontrei revogação.
Dê uma olhada neste outro tópico aqui: Diferencial de alíquota Empresas do Simples Outros Estados
Espero que ajude.
Abraços..
Emerson Pereira
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBom dia.
Estou com uma dúvida, tem uma cliente que ela compra mercadorias de Fortaleza, ela trabalha com varejo de roupas, pelo que sei o ICMS é de 12% aliquota, agora a dúvida é como ela vende na NF aqui em Manaus ela precisa tirar alguma diferença ou só basta mesmo emitir a NF de venda, por favor me ajudem.
Abraço.
Emerson.
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Emerson,
só existirá diferencial de alíquota se a alíquota interna de AM for maior que a do Estado onde sua empresa adquiriu a mercadoria, mesmo estando no Simples.
Marceli Maria Oliveira Nunes
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritóriobom dia ,por favor se alguem puder me ajudar
Meu cliente é varejista de roupas optante pelo Simples Nacional em SP.
Se comprar roupas de SC, onde a alíquota é 12%, preciso recolher diferencial
de alíquota, por SP ser 18%, mesmo sendo minha empresa do Simples Nacional?Obs.: na NF veio a seguinte mensagen
desconto referente diferença de aliquotas ICMS 5,60%,ja inserido nos preços unitarios.
Obrigado .
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Marceli Maria Oliveira Nunes,
de acordo com DECRETO 52.858 de 02/04/2008, a empresa enquadrada no Simples Nacional deve recolher diferencial de alíquota sim.
Ou seja, a alíquota interna em SP é de 18%, e a alíquota interestadual em SC é de 12%, você recolhe a diferença de 6% sobre o valor da nota fiscal de compra.
Att.
Ricardo.
Lucas Ramos
Prata DIVISÃO 1 , Analista TributosPrezados,
Qual a legislação (RJ) que trata da Antecipação Parcial?
Atenciosamente,
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Victor William,
a alíquota do ICMS de roupas no Paraná não seria 12%, conforme Art. 14, inciso II, alínea (i) do RICMS-PR?
Manoel Orivaldo
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia.
Por favor estou com uma duvida.
Uma empresa optante do Simples Nacional que tem a atividade de revenda de produtos texteis (lingerie)
Dando uma pesquisada vi que no DECRETO 56.019, DE 16 DE JULHO DE 2010 no artigo 1º diz
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Manoel Orivaldo,
quando a empresa opta pelo Simples, ela não faz jus a outros benefícios fiscais.
Logo, a alíquota para efeito de cálculo de diferencial é de 18% aqui em SP, sendo o resultado da diferença, no seu caso, os 6%.
Att..
Ricardo.
Manoel Orivaldo
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Ricardo muito obrigado.
Você me ajudou muito
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial , Contador(a)Manoel,
SaBendo que a redução da base de cálculo é beneficiada apenas ao fabricante, conforme o Art. 52, do Anexo II, do RICMS/2000.
Artigo 52 (PRODUTOS TÊXTEIS) - Fica reduzida a base de cálculo do imposto incidente na saída interna efetuada pelo estabelecimento fabricante, exceto para consumidor final, dos produtos classificados nos capítulos 50 a 58 e 60 a 63, exceto os produtos das posições 5601 e 6309, todos da Nomenclatura Comum do MERCOSUL - NCM, de forma que a carga tributária resulte no percentual de:
I - 12% (doze por cento), com manutenção integral do crédito do imposto relativo às entradas dos insumos ou das mercadorias beneficiadas com a redução da base de cálculo prevista neste artigo;
E, conforme mencionado pelo Ricardo, será devido o diferencial de alíquotas.
Att.
Adalberto
Manoel Orivaldo
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Adalberto
Muito obrigado, as informações prestadas por você e pelo amigo Ricardo me ajudaram muito.
Att.
Raquel Monteiro
Bronze DIVISÃO 4 , Analista FiscalPor favor, minha dúvida é sobre ICMS diferença de alíquota, tenho um cliente, uma loja de roupas no estado de Minas Gerais, optante pelo Simples Nacional, minha dúvida é a seguinte:
A mesma ao adquir mercadoria (roupas) direito de Fábrica de outros estados (ex: São Paulo onde a alíquota 12% e Minas Gerais 18%), neste caso também tenho que recolher o ICMS diferença de Alíquota? Se possivel gostaria de saber a base legal.
Desde ja agradeço
Visitante não registrado
Boa noite,
Neste caso deve recolher o diferencial, pois eles fazem desta forma para dividir o imposto pago entre os estados, a alíquota de roupas aqui em SP é 12 apenas para vendas interestaduais, no caso de vendas estaduais é 18%.
O não pagamento do diferencial tornaria o produto de fora do estado mais em conta do que o estadual, o que não incentivaria a competitividade das empresas em seu estado, por isso este imposto deve ser pago.
A base legal ai de MG eu não tenho conhecimento, pois minha atuação é em SP, apenas uma explicação lógica para te ajudar entender sobre o assunto.
Att,
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Raquel,
dê uma olhada nesse tópico que aborda sobre Simples Nacional x Diferencial de alíquotas.
SN x Dif. Alíquotas.
Att.
Ricardo.
Tiago de Lannes
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Raquel,
Você só irá recolher quando comprar de comércio varejista, porque segundo a legislação do nosso estado as compras adquiridas de Indústria de roupas tem aliquota interna de 12%, assim não é devido diferencial neste caso.
Da alíquota
Art. 42
I
b) 12 % (doze por cento), na prestação de serviço de transporte aéreo e nas operações com as seguintes mercadorias:
(1100) b.55) vestuário, artefatos de cama, mesa e banho, coberturas constituídas de encerados classificadas na posição 6306.19 da NBM/SH, subprodutos de fiação e tecelagem, calçados, saltos, solados e palmilhas para calçados, bolsas e cintos, promovidas pelo estabelecimento industrial fabricante com destino a estabelecimento de contribuinte inscrito no Cadastro de Contribuintes do ICMS;
Segue abaixo link da legislação onde tem outros produtos e suas aliquotas para o seu apreço.
www.fazenda.mg.gov.br
Abraços.
Raquel Monteiro
Bronze DIVISÃO 4 , Analista FiscalOlá Cleiton, Ricardo e Mateus muito obrigada, agradeço muito a gentileza de vocês, ao me ajudarem, mais uma vez muito obrigada.
Abraços
Raquel
Jaqueline de Toledo
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeBoa Tarde!
Gente alguém pode me ajudar???? Tenho várias dúvidas.
Tem 2 Empresas.
A n° 1 é Simples Nacional e é distribuidora de calçados, ela efetuou uma compra de calçados de uma empresa rpa do Ceará. Neste caso faço a guia de diferencial de alíquota da Diferença que é 6% ok?
E se o fornecedor fosse Simples Nacional, qual alíquota usaria?
A n° 2 é uma confecção é Simples Nacional, ela compra e industrializa algumas peças de uma Empresa também Simples Nacional de outro Estado.
Alguém sabe a alíquota de roupas aqui em SP?
Calculo somente sobre a Diferença????
Desde já agradeço.
Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial , Contador(a)Jaqueline,
Jaqueline de Toledo
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar ContabilidadeMuito Obrigada Adalberto.
Gente, só tenho mais uma pergunta, alguém sabe de algum curso online sobre substituição tributária, icms, ou alguma palestra que aborde algum desses asuntos, se for de graça melhor ainda.
Obrigada.
Bárbara Luciane Xavier do Nascimento Souza
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente FiscalBom Dia!
Tiago quanto a sua resposta à pergunta da Raquel,é também o meu caso.
Só que veio um CTRC anexada nessa nota de fora do estado.O frete é FOB.Tenho que recolher a diferença de alíquota desse transposte?
Obrigada.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade