x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 10.332

Duvida - VENDA PARA ENTREGA FUTURA

Thomazini

Thomazini

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Programador
há 16 anos Sexta-Feira | 24 julho 2009 | 13:20

Boa tarde pessoal, gostaria de tirar um duvida sobre o processo de "VENDA PARA ENTREGA FUTURA", Eu trabalho com o desenvolvimentos de sistemas e estou com um cliente que efetua a venda, faz o faturamento e so depois disso manda produzir o produto para ai sim entregar ao cliente comprador. As duvidas são as seguintes:
PRIMEIRA NOTA GERADA - "NOTA FISCAL DE SIMPLES FATURAMENTO"
1º Primeiramente gerado uma nota fiscal de "NOTA FISCAL DE SIMPLES FATURAMENTO" com CFOP "5.922" ou "6.922" Lançamento Efetuado a Título de Simples Faturamento decorrente de Venda para Entrega Futura. E nesta nota já estariam relacionados todos os produtos que o cliente comprador esta solicitando certo??
2° E é calculado todos os impostos existentes desconsiderando apenas o ICMS?? Ex: IPI, PIS, COFINS, CSLL, ISSQN etc.. ?
3° Esta nota é a responsável por gerar o contas a receber já com todos os valores negociados com o cliente?
4° E esta nota fiscal então no caso não irá movimentar o estoque de produtos da empresa porque no caso não existe estoque, pois o mesmo será solicitado ao fornecedor, seria isso mesmo??
SEGUNDA NOTA GERADA - "NOTA FISCAL EMITIDA POR OCASIÃO DA SAÍDA DA MERCADORIA"
1 ° Será gerado uma nota fiscal de envio dos produtos com as operações: "5.116" ou "6.116" Venda de Produção do Estabelecimento Originada de Encomenda para Entrega Futura. Ou "5.117" ou "6.117" - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros, originada de encomenda para entrega futura.
2° É nesta nota que ocorre o destaque do valor do ICMS referente aos produtos relacionados a nota de entrega, seria isso? E se tiver ICMS SUBSTITUIDO?? Este valor aumenta o valor da nota fiscal, ou seja, será maior que o valor cobrado na primeira nota certo? E como fica o financeiro sendo que somente a primeira gera o contas a receber?
3º Esta nota fiscal é a responsável por dar saída de estoque da empresa? E como fica o custo disso? Sendo que na primeira nota poderia ter um custo e na segunda outro, o que é feito?

Peso desculpas se estou sendo meio confuso nas perguntas, é que tenho estas duvidas para que eu posso implementar este processo no meu sistema e necessito entender a lógica do mesmo.

Agradeço a atenção de todos

Atenciosamente, Ederson Thomazini.

Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 24 de julho de 2009 às 15:38:23.

--
Abraços ()...
Atenciosamente, Thomazini

msn: [email protected]

https://www.stormsystem.com.br
Fabio Melo

Fabio Melo

Iniciante DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Comercial
há 16 anos Sexta-Feira | 24 julho 2009 | 15:55

Prezado;

Pelo conhecimento no dia acredito que para suas questões estas resposta possa lhe ajudar:

1_)Sim, nesta nota fiscal deve constar toda a mercadoria comprado pelo cliente, onde estes mesmos produtos constaram na nota fiscal de remessa entrega futura.
2_)Ate onde conheço a operação não se destaca qualquer imposto nesta nota fiscal, os impostos irão na nf de remessa.
3_)Sim.
4_)Sim, esta nf não movimenta estoque, pq quem movimentara o estoque é a nf de remessa entrega futura.
4/1_Se for vc que produzirá o "produto" dentro do estado cfop 5.116 fora 6.116; Se o produto for de terceiros 5.117 fora 6.117.
4/2_Essa nf é onde se destaque o icms, não conheço operação com substituição tributaria, mais creio que neste caso o imposto deve ser calculado no total da primeira nf.
4/3_Não entendo muito disso, mas creio que o custo deve ser calculado ja pensado no prazo de entrega da mercadoria, fazendo os calculos antecipados.

Donizete Nunes de Jesus

Donizete Nunes de Jesus

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 13:37

Na nota fiscal deve ser destado o IPI o icms somente na segunda, conforme afirmado. Quanto a substituição tributaria por ser estadual so vai ocorrer quando ocorrer a transmissão da posse ou seja na segunda nota. Deve lembrar ai que o IPI deve compor a base da ST.
Quanto ao financeiro você vai ter que provisionar os impostos.
Espero ter ajudado

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies