x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 3.370

Contabilização Venda Cartões Para Celular

Andrea de Macedo Santos

Andrea de Macedo Santos

Iniciante DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 27 julho 2009 | 10:53

Bom dia!

Gostaria de saber qual a forma correta de contabilização de compra/venda de cartões para celular. A empresa que fornece estes cartões emite NF de prestação de serviços. E normalmente na venda não se emite NF.
Qual o procedimento na venda destes cartões? Se faz necessário a emissão de uma NF? Qual seria o C.F.O.P?

Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 28 de julho de 2009 às 08:35:33.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 27 julho 2009 | 22:30

Boa noite Andrea.


Acredito que sua pergunta não está bem formulada, em todo caso, vamos tentar responder.
O procedimento para transação com cartões para celulares não difere das demais mercadorias, se não vejamos. As notas fiscais emitidas pela empresa de Telecomunicações, na aquisição dos cartões telefônicos, serão lançadas no Livro Registro de Entradas sob a natureza de operação "outras entradas", preenchendo apenas as colunas "documento fiscal", "valor contábil" e "operações sem crédito do imposto - outras", com o CFOP 1.949.

As notas fiscais de revenda dos cartões serão emitidas a cada operação sem destaque do imposto, terão como natureza da operação "outras saídas" (venda de cartões telefônicos), e efetuará o seu lançamento no Livro Registro de Saídas, preenchendo as colunas "documento fiscal" , "valor contábil" e "operações sem débito do imposto - isentas/não tributadas", com o CFOP 5.949.

Se você não tem segurança nessa operação, aconselho fazer uma consulta ao SEFAZ do seu estado, mesmo porque deve haver alguma instruções normativa para operação em questão.





Editado por Luiz José em 27 de julho de 2009 às 22:31:27

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade