Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.607

Mercadoria demonstração com icms ST retido

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 16 maio 2017 | 14:26

Boa tarde Priscila

Na remessa para demonstração não há incidência de ICMS-ST, pois não haverá comercialização da mercadoria (nesta operação), a menos que, posteriormente o adquirente fique com a mercadoria e haja o faturamento normal.

Levando em conta que houve o destaque em sua nota, e considerando que no retorno foi apenas informado o valor da ST por se tratar de Simples Nacional, veja a possibilidade de lançar a nota do SN sem fazer o crédito e na apuração do ICMS ST devido no mês, analise se cabe o art. 269, II, já que não houve fato gerador do ICMS ST realizado. Esse artigo não está exatamente relacionado na sua operação, mas em função do destaque indevido em sua nota, talvez possa fazer o ressarcimento.


Artigo 269 - Nas situações adiante indicadas, o estabelecimento do contribuinte substituído que tiver recebido mercadoria ou serviço com retenção do imposto, observada a disciplina estabelecida pela Secretaria da Fazenda, poderá ressarcir-se (Lei 6.374/89, art. 66-B, na redação da Lei 9.176/95, art. 3.º, e Convênio ICMS-81/93, cláusula terceira, § 2º, na redação do Convênio ICMS-56/97, cláusula primeira, I):

II - do valor do imposto retido ou da parcela do imposto retido relativo ao fato gerador presumido não realizado;

Artigo 270 - O ressarcimento de que trata o artigo anterior poderá ser efetuado, alternativamente, observada a disciplina estabelecida pela Secretaria da Fazenda, nas seguintes modalidades (Lei 6.374/89, art. 66-B, na redação da Lei 9.176/95, art. 3.º e art. 67, § 1º; Convênio ICMS-81/93, cláusula terceira, na redação do Convênio ICMS-56/97, cláusula primeira, I):

I - Compensação Escritural: conjuntamente com a apuração relativa às operações submetidas ao regime comum de tributação, mediante lançamento no livro Registro de Apuração do ICMS;



atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade