Victor Rodrigues
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadePessoal, preciso de uma ajuda.
Não tenho experiência no departamento Fiscal, seria de grande valia se os amigos pudessem me auxiliar nesta questão.
Como funciona o ISSQN sobre as NFS-e? Como é pago o ISS? Darei alguns exemplos hipotéticos para que me compreendam, certo?
1 - Uma empresa do Simples Nacional de Piracicaba, presta um serviço para uma empresa da Prefeitura de São Paulo (SP), e esta prefeitura exige que o ISS seja retido para a prefeitura de SP, o serviço foi prestado na cidade de Piracicaba. A prefeitura de SP pode exigir que o ISS vá para este município?
2 - O exemplo 1, porém com o serviço prestado na cidade de SP.
3 - Como funciona a emissão desta NFS-e? A minha principal dúvida é a seguinte, eu ouvi que o município do tomador pode "exigir" que o ISS vá para esta prefeitura, mas como a prefeitura do tomador do serviço tem ciência de que este serviço está sendo prestado? Ex: Eu estou em Piracicaba, entro no sistema da prefeitura de Piracicaba para emitir a NFS-e, faço isso, identifico o tomador , coloco o CNPJ do tomador etc. Mas nem o tomador tem inscrição na prefeitura de Piracicaba, nem o prestador tem cadastro na prefeitura de SP... Como é que funciona isso? Como o município de SP vai saber que eu emiti essa nota, saber desta informação, e me solicitar que o ISS vá para SP, se for o caso?
4 - Da mesma forma que disposto na questão 3, se o serviço for prestado na cidade de SP, como este município terá ciência de que este foi prestado?
Grato.