x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 2.067

ICMS-ST de SP para MS - Simples Nacional - NCM 32131000

Rafael Aparecido Rossi

Rafael Aparecido Rossi

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Programador
há 7 anos Terça-Feira | 6 junho 2017 | 10:07

Bom dia.

Sou desenvolvedor de sistemas e estou fazendo uma reforma no sistema que comercializamos e tentando ajustar a parte de cálculo de impostos da NF-e.

Tenho um cliente aqui no estado de SP, do Simples Nacional que é distribuidor de produtos de papelaria, que vende para vários estados e entre eles MS.

No cadastro que tem hoje, a venda de produtos do NCM 32131000 está com um IVA de 141%, no entanto estive lendo que foi feito um ajuste por decreto em março de 2016 modificando vários IVAs do setor de papelaria. (Link do Decreto)

Se o que está no link está correto, o IVA do NCM 32131000 deveria ser de 60,94%, é correto essa lógica minha?

Se o que pensei estiver correto, então posso criar um vinculo do IVA por UF x NCM dentro de meu sistema e usar esse valor nas vendas futuras, pois pelo que entendi até o momento, devo utilizar o IVA do estado de destino da mercadoria.

Qualquer dica que possa ajudar a elaborar um sistema melhor e facilitar a vida dos meus clientes ficarei agradecido.

SANDRO NUNES CHAGAS

Sandro Nunes Chagas

Prata DIVISÃO 2 , Trainee
há 7 anos Terça-Feira | 6 junho 2017 | 11:10

Tem uma série de coisas a serem observadas pra parametrizar seu sistema, por exemplo, para a mercadoria mencionada em sua publicação, NCM (3213.1000) remetida de SP para MS, não há acordo firmado em protocolo, que atribua a responsabilidade pelo recolhimento do ICMS ST por parte do remetente localizado em SP. Consequentemente, não precisa parametrizar o sistema do emissor de SP para vendas destinadas a MS para NCM 32131000, pois tal reponsabilidade de recolher o imposto é do destinatário lá em MS, caso este promova a circulação subsequente desta tinta.