x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 71.895

Prazo para emissão de nota fiscal de devolução

GABRIEL QUIRINO

Gabriel Quirino

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Tributos
há 7 anos Segunda-Feira | 19 junho 2017 | 11:23


Existe prazo para se realizar uma operação de devolução? Por exemplo: Estou baixando meu estoque, e por meio de negociação comercial meus fornecedores aceitaram um pacote de devolução, contudo tenho notas de 6 a 7 anos atrás. Isso pode gerar autuação da receita?

André Tuchlinski Requena

André Tuchlinski Requena

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 19 junho 2017 | 17:10

Gabriel Quirino, boa tarde!

Creio que você está no Estado de São Paulo.
A devolução de mercadorias está prevista no Artigo 452 do RICMS/SP, como segue:

CAPÍTULO VI
DA DEVOLUÇÃO E DO RETORNO DE MERCADORIA
Artigo 452 - O estabelecimento que receber, em virtude de garantia ou troca, mer­cadoria devolvida por produtor ou por qualquer pessoa natural ou jurídica não-contribuinte ou não obrigada à emissão de documento fiscal poderá creditar-se do imposto debitado por ocasião da saída da mercadoria, desde que (Lei 6.374/89, arts. 38, § 4.º, e 67, § 1.º e Convênio de 15-12-70 - SINIEF, art. 54, § 3.º na redação do Ajuste SINIEF-3/94, cláusula primeira, XII):
I - haja prova cabal da devolução;
II - o retorno se verifique:
a) dentro do prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, contados da data de saída da mercadoria, tratando-se de devolução para troca;
b) dentro do prazo determinado no documento respectivo, tratando-se de devolu­ção em virtude de garantia;
§ 1.º - Para efeito do disposto neste artigo, considera-se:
1 - garantia, a obrigação assumida pelo remetente ou fabricante de substituir ou consertar a mercadoria, se esta apresentar defeito;
2 - troca, a substituição de mercadoria por uma ou mais da mesma espécie ou deespécie diversa, desde que de valor náo inferior ao da substituída.
§ 2.º - O estabelecimento recebedor deverá:
1 - emitir Nota Fiscal, mencionando o número e a série, a data da emissão e valor
do documento fiscal original, bem como a identificação da pessoa que promo­ver a devolução, mencionando a espécie e o número do respectivo documento de identidade;
2 - registrar a Nota Fiscal prevista no item anterior no livro Registro de Entradas,
consignando os respectivos valores nas colunas "ICMS - Valores Fiscais - Ope­rações ou Prestações com Crédito do Imposto.
§ 3.º - A Nota Fiscal prevista no parágrafo anterior servirá para acompanhar a mer­cadoria em seu retorno ao estabelecimento de origem.
§ 4.º - Na devolução efetuada por produtor, será emitida Nota Fiscal de Produtor para acompanhar a mercadoria em seu transporte, hipótese em que o estabelecimen­to de origem emitirá Nota Fiscal relativa à entrada da mercadoria em seu estabeleci­mento para o registro da operação.


Espero que tenha ajudado, abraço!

Catalogar valores, não significa vivê-los.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade