x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 12.809

Na hora de vender o produto pago ICMS novamente?

Jorge Silva

Jorge Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 27 junho 2017 | 15:47

Bom dia.

Prezados,

No momento da compra de um produto para comércio vou pagar todos os impostos. (Conforme especificado na nota fiscal)

Na hora que eu for vender o produto, considerando que eu venda para outro estado, vou pagar ICMS novamente?

(Por exemplo: Sou de SP e estou vendendo meu produto para o estado do RS)

Estou fazendo o calculo de preço do meu produto final, não sei se repasso os impostos que paguei na hora da compra ou se repasso isso + o % do ICMS de destino (caso haja cobrança).

Obrigado.

Ruben Cunha

Ruben Cunha

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a) Tributário
há 7 anos Terça-Feira | 27 junho 2017 | 16:28

Boa Tarde Jorge ,

Os impostos incidem por operação , toda vem que revender ou vender será cobrado os impostos.

Os impostos só enceram nos consumidores finais.

Principalmente quando se trata de operações interestaduais, além do imposto interno daquele Estado que pode ser o mesmo ou mais caro que o seu , entra acréscimos como Substituição Tributária entre outros impostos.

Os impostos nas compras já estão inclusos no produto acrescidos de margem de lucro e impostos e assim gerar um valor final a ser passado pra frente.

A sua Base é o valor total do produto quando compra, após isso acrescentar suas despesas + impostos na venda + lucro e assim consegue chegar no valor final do seu produto a ser vendido ou revendido.

Att.
Ruben Cunha
Assessoria Fiscal
@Oculto
Oculto Whatssap

Jorge Silva

Jorge Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 27 junho 2017 | 17:16

Olá Ruben,

Obrigado pelo retorno,

fiquei um pouco confuso.

Vamos supor o seguinte...

R$1.000,00 Valor do produto
R$350,00 Impostos

Valor final R$1.350,00

Eu compro essa mercadoria por R$1.350,00 (Valor do produto + impostos)

Eu pego estes R$1.350,00 e adiciono R$250,00 (custos fixos/variáveis) + R$250,00 meu lucro desejado.

No fim, eu estou vendendo o produto por R$1.850,00.

Está certo isso?

Ou eu teria que adicionar novamente o ICMS para o estado que eu estou vendendo?

Exemplo R$1.850,00 + 18%icms (333,00) = R$2.183,00 preço final para atingir o lucro desejado.

Eu serei SIMPLES NACIONAL, como você mencionou, os impostos são repassados até chegar ao consumidor final. Ou seja, eu pago os impostos e depois repasso para o consumidor final arcar. Só estava achando que além dos impostos da compra, além da alíquota cobrada sobre o faturamento, eu teria que adicionar ao preço novamente o ICMS para o estado que eu fosse vender o produto.

Ruben Cunha

Ruben Cunha

há 7 anos Terça-Feira | 27 junho 2017 | 17:30

Boa Tarde ,

Para ser mais Preciso :

Compra
R$ 1000,00 ( Valor representa o produto e impostos )

Venda
Produto : R$ 1000,00
Lucro: R$ 250,00
Despesas: R$ 100,00

Valor do Produto : R$ 1350,00

Imposto 4% , considerando 1 faixa Comercio

Exemplo Abaixo.

A lógica é a mesma, mudando a alíquota para a faixa correspondente. Neste caso vamos usar a primeira faixa até R$ 180.000,00 que é de 6%.

Valor da nota = Valor líquido / (1 – 6,00%)

Valor da nota = R$ 100,00 / (1 – 6,00%)

Valor da nota = R$ 100,00 / 0,9400

Valor da nota = R$ 106,38

Para fazer o teste

Valor líquido = Valor da Nota – (Valor da Nota * Alíquota)

Valor líquido = R$ 106,38 – (R$ 106,38*6,00%)

Valor líquido = R$ 106,38 – R$ 6,38

Valor líquido = R$ 100,00

Ruben Cunha

Ruben Cunha

há 7 anos Quarta-Feira | 28 junho 2017 | 08:42

Bom dia Jorge ,

Essa alíquota incide o faturamento , portanto conselho fazer esse calculo quando emitir a nota fiscal , no fim , você já terá pago o imposto tranquilamente.

Obs: É extremamente importante agregar uma margem para trabalhar com descontos aos seus clientes.

Att.
Ruben Cunha
Assessoria & Consultoria Fiscal
@Oculto
Oculto Whatssap

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: