x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 5.786

Vincular CFOP a NCM

Moacir Carlos Kurmann

Moacir Carlos Kurmann

Iniciante DIVISÃO 5 , Engenheiro(a) Desenvolvimento
há 7 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 10:34

Prezado,

Estou com uma dúvida durante o desenvolvimento de um sistema emissor de NF-e.

No modelo de dados, pretendo atrelar os impostos ao NCM -> Produto de forma dinâmica com base no regime tributário da empresa.

A dúvida é sobre o vínculo do CFOP ao NCM do produto, é correto afirmar que um produto de um determinado NCM terá sempre o mesmo CFOP para

Ex. 2202.10.00

"Venda de mercadoria para um consumidor do mesmo estado" 5.102 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.
"Venda de mercadoria para um consumidor de outro estado" 6.102 - Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros.

E assim por diante... Se no momento do cadastro do produto eu atrelar a um NCM do exemplo acima e esse NCM conter os CFOP já vinculados ao mesmo, isso seria correto?

Resumindo... eu quero vincular o CFOP ao NCM e não ao lançar o produto no momento da emissão da nota.

Peço desculpas caso não tenha conseguido transmitir com clareza minha dúvida.

Obrigado.

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 11:48

Moacir, bom dia!

Não! Um NCM pode ter várias CFOP pq a CFOP indica a operação que está sendo realizada, e não depende do produto .

Fabiana de Jesus - Assistente Fiscal
[email protected]

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende" - Guimarães Rosa
Moacir Carlos Kurmann

Moacir Carlos Kurmann

Iniciante DIVISÃO 5 , Engenheiro(a) Desenvolvimento
há 7 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 12:43

Boa tarde Fabiana,

Entendi, em partes, pois na NF-e o CFOP sofre variações por produto e operação, ai o que pretendo abstrair é se a venda/compra do mesmo estado e se o cliente/fornecedor é final/contribuinte.

Com isso acredito que conseguiria gerar uma grade de CFOP por produto.

Mas vou dar mais uma estudada sobre a relação dessas operações. A ideia final, é um cadastro de produtos onde deverá ser informado apenas o NCM e a origem do produto.

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

há 7 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 12:47

Se eu entendi mais ou menos o que vc quer fazer, seria ter um determinado produto (NCM) e ai algumas operações cadastradas pra ele. Certo?

[email protected]

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

há 7 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 13:30

É possível sim, mas vc vai precisar criar algumas linhas de parametrização.
CFOP sempre estará atrelado a Operação, então vc pode cadastrar um NCM e várias operações sim!

[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade