x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 3.997

Retificação de DCTF!

Gustavo Fior

Gustavo Fior

Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Fiscal
há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 08:17

Bom dia pessoal, tenho uma duvida.
Fiz aquela pesquisa pelo site da receita federal onde mostram os debitos, e lá aparecem valores de impostos que foram pagos, mais pagos em atraso, mais foram recalculados de acordo tudo correto.

Gostaria de saber como deve ser preenchido esses Darfs na DCTF, pois acho que o erro foi lá.
Acho que erraram na hora de preencher os darfs com os juros e multas.

E nesse caso, como já foi enviada e aparecem no site da receita essa diferença, gostaria de saber se tem algum problema eu enviar uma dctf retificadora, se isso iria gerar algum problema ou multa.

Desde ja obrigado.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 14:03

Gustavo, você tem que ver a DCTF que foi enviada e conferir com os DARFs pagos, se houver alteração ou foi preenchido erroneamente, aí sim pode retificar a DCTF.
A DCTF tem que preencher de posse dos DARFs pagos para que não haja contradição entre os pagamentos e apuração dos impostos, bem como seus pagamentos.

OBS; Antes de abrir um tópico observe a sala que você deve abrir, esta sala é para assuntos Estaduais e Municipais e a DCTF trata-se de assuntos Federais.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Gustavo Fior

Gustavo Fior

há 15 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2009 | 09:00

Gilberto, desculpe por criar o tópico aqui.
Deixa eu ver se você pode me ajudar com mais uma duvida.

No caso de um DARF que foi pago em atraso, eu preencho a data de vencimento no dia em que ele venceu mesmo, ou o dia que foi recalculado?

Por exemplo.
PIS vencimento dia 20/07/2008
Foi recalculado para o dia 31/08/2008.

Na data de vencimento la na DCTF eu devo colocar qual das duas datas?

Outra duvida é, como pelo site da Receita (pesquisa fiscal), consta uma diferença em alguns darfs devido ao preenchimento errado, eu retificando essas diferenças irão sumir de la?

Desde já muito obrigado.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2009 | 10:59

Gustavo, na DCTC tem os mesmos campos que tem no DARF, você tem que preencher ou copiar o que está no DARF, do campo 02 até o 10!!

Agora eu não sei dizer se este DARF está errado ou não, pelo que você postou não dá pra entender ao certo, se ele foi recolhido à menor ou maior você vai preencher do mesmo jeito.

É simples, você prenche a DCTF com os dados do DARF, cada valor no seu campo correto, agora se foi pago à menor cabe um recolhimento complementar, se foipago à maior, vai sobrar um saldo para ser compensado.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
Gustavo Fior

Gustavo Fior

há 15 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2009 | 12:20

Gilberto, vamos supor o seguinte.

Pis = vencimento 20/07/2008 (não foi pago)
Foi recalculado para o dia 30/08/2008.

Valor do darf R$ 100,00
Juros = 10,00
multa = 40,00
Total a ser pago = R$ 150,00.

Na DCTF tem la o campo para você marcar o valor devido do imposto.
Nesse caso eu marquei 150,00.
Ai fui para o campo pagamento com DARF.

La eu preenchi data de vencimento = 20/07/2008

valor do darf = 100,00
juros = 10,00
multa = 40,00
valor total = 150,00

ai ele automatico joga o valor total ao lado.
Ai salvei. ok.

Minha duvida é, sera que essa diferença que esta dando na receita é devido a eu ter colocado data de vencimento dia 20/07/2008, sendo que deveria ter colocado 30/08/2008 que foi para quando recalculei?

e se eu corrigir isso, sera que sai essas diferenças la do site?

Obrigado Gilberto.

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2009 | 12:32

Gustavo
Boa tarde

No preenchimento da DCTF vc informou errado o valor devido, pois o valor devido é R$- 100,00 e não o que foi pago.
Voce tem que informar o valor devido R$- 100,00 e no pagamento com DARF informar os valores pagos.
A data do vencimento está correta, não importa quando foi pago.
Voce deve retificar a DCTF, pois foi informado o valor errado do imposto devido, por isso estão cobrando a diferença, pois vc informou valor devido de R$- 150,00 quando o correto seria R$-100,00.

Editado por Osmar Luis Cornachione em 20 de agosto de 2009 às 12:33:27

Gustavo Fior

Gustavo Fior

há 15 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2009 | 13:20

Osmar Luis Cornachione.!
Muito Obrigado!
Você acabou com as duvidas minhas!

Agora vou retificar para ver se os valores voltam ao normal.

Muito obrigado Osmar, e muito obrigado Gilberto vocês me ajudaram muito mesmo.

Atenciosamente,
Gustavo Fior

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2009 | 13:43

Olá boa tarde!

Agora ficou mais claro a situação que vc se encontra.
O Osmar já respondeu sua dúvida quanto ao preenchimento da DCTF corretamente.
Gustavo, para preencher a DCTF você primeiro preenche os valores devidos de acordo com a apuração dos impostos feitos na Escrita Fiscal e Contabilidade no campo "valor devido", depois você pega os DARFs recolhidos e preenche o campo "pagamento", como eu disse acima, copia os dados do DARF recolhido.

Creio que agora ficou claro.

Abraço a todos.

andre de grandi

Andre de Grandi

Iniciante DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2010 | 09:32

BOM DIA

tenho uma duvida a respeito da DCTF, os valores dos impostos pagos e declarados na dctf foram menores que os devidos, mas fiz a retificação do valor devido correto e resultou em um saldo a pagar, este saldo não vai ser pago, como que ele vai ser cobrado pela receita (inscrição em divida ativa?) e quanto tempo demorará para notificar? e quando for pago (atraves da notificação se caso for) tem que retificar de novo a DCTF?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: