x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 8.396

CFOP - Errado 5101 x 5103. O que fazer?

Rosa Sousa

Rosa Sousa

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 28 agosto 2017 | 20:31

Pessoal, boa noite!

Estou ingressando agora nesse ramo e estou ajudando uma amiga a fazer a contabilidade da empresa dela. A empresa é MEI.

Ela fabrica alimentos em lugar específico para o preparo e os vende em lojas de produtos naturais.
O negócio foi expandido, ela se tornou MEI e agora precisa emitir as NF para as lojas clientes. Pesquisando qual o CFOP correto para utilização na emissão da NF vi o seguinte:

CFOP 5101 - Venda de produção do estabelecimento
CFOP 5103 - Venda de produção do estabelecimento, efetuada fora do estabelecimento

Entendi que se ela fabrica em um local e vende fora do estabelecimento de fabricação, deveria ser utilizado o CFOP 5103. Então adotamos esse CFOP, mas nas primeiras emissões de NF (ontem), ao entregar nas lojas hoje, uma das cliente informou que o mais correto seria utilizar o CFOP 5101.

Minhas perguntas são:
Qual a real diferença entre ambos, já que o meu entendimento (provavelmente) está errado?
Se as NF foram emitidas erradas, o que faço para corrigir?

Peço a gentileza de serem bem didáticos na resposta, pois a minha experiência é realmente iniciante.

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 29 agosto 2017 | 09:08

Bom dia Rosa,

O CFOP 5101 é utilizado quando a venda é determinada a clientes que já efetuaram o pedido através de requisição, ou seja, a mesma ocorreu dentro das dependências da empresa. Já no caso do CFOP 5103 é quando você apanha determinada quantidade de mercadoria para venda fora das dependências da empresa, sem cliente fixo.

Agora com a sua explicação acima veja ... fabrica alimentos em lugar específico para o preparo e os vende em lojas de produtos naturais. Ao meu entendimento como você já tem pessoa certa para compra, o CFOP deve ser mesmo o 5101, a não ser que você considere o mesmo exemplo acima, em sair com as mercadorias sem cliente certo.

Dúvidas, volte a postar.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Rosa Sousa

Rosa Sousa

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 29 agosto 2017 | 15:05

Ahh.. Entendi obrigada pela explicação João Carlos!

Quanto a segunda pergunta:

Já que algumas NF foram emitidas erradas, o que faço para corrigir?

É necessário mesmo a correção das NFs emitidas ou eu posso emiti-las com o CFOP 5101, a partir de agora?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade