x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 319

Troca de mercadorias defeituosas

Flavio Thomaz

Flavio Thomaz

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 1 setembro 2017 | 11:01

Bom dia a todos, gostaria de mais uma vez contar com a ajudar de vcs. Eu trabalho em uma empresa de materiais de construção, sou responsável pela entrada de notas fiscais na empresa, o que ocorreu foi o seguinte: determinados itens de uma nota apresentaram defeitos, e alguns estavam estragados, comunicamos ao fornecedor para realizar a troca, e ele confirmou que ia realizaria a troca. porém a forma com que foi realizado a troca foi que me deixou com dúvidas, foi assim, para realizar a troca eles mandaram uma outra nota de venda com os mesmo itens da nota anterior e vieram os produtos também, e queriam pegar os itens com defeitos conosco e deixar na mesma os itens que trouxeram e voltariam com a nota e os produtos sem nos registrarmos esta segunda nota da empresa. aí eu pergunto, pode ser feito uma troca deste jeito?

Zayre Silva

Zayre Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 1 setembro 2017 | 11:28

Prezado Flavio Thomaz,

Bom dia

Vamos tentar entender a situação proposta pelo seu fornecedor.

Quando do envio da mercadoria, acobertada pela 1° nota, sua empresa constatando o vicio em alguns produtos deveria ter emitido uma nota de devolução e consequentemente lhes enviaram novamente os produtos em substituição aos defeituosos, acobertados por uma nova nota fiscal. Entretanto, seu fornecedor preferiu realizar uma "nova venda" com os mesmos produtos da 1° e chegando até seu estabelecimento trocaram os produtos defeituosos e retornaram com os produtos desta 2° nota, como se o cliente houvesse recusado a compra. Nessa caso, recomenda-se que no verso da nota da segunda nota sua empresa registre a recusa da mesma.

Zayre Silva
Contador | CRC-BA: 041031/O
ZS Assessoria Contábil
https://www.zscontabilidade.com.br
[email protected]
Flavio Thomaz

Flavio Thomaz

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 1 setembro 2017 | 13:24

Obrigado Zayre Silva pela resposta.
Então o fornecedor pode sempre realizar a troca desta forma? e eu sempre fazer a recusa quando vier a segunda nota, é que me parece estranho uma troca ser realizada por meio de uma venda e recusa de venda. Desta vez eu optei em dar entrada na nota e realizar a devolução total da nota, pode ser feito assim também?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade