x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 3.186

Extravio no Frete

Igor Alves

Igor Alves

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 11:19

Bom dia

Um cliente fez uma venda para fora do estado e no transporte das mercadorias foi extraviada pela transportadora 1 dos dois volumes que estavam sendo enviados para um cliente.

1° Dúvida... A transportadora pediu uma nota para empresa fornecedora para fazer o reembolso da mercadoria extraviada, Qual CFOP devo utilizar nessa operação já que a mercadoria já foi tributada uma vez na nota anterior e a transportadora não aceita só recibo para o reembolso necessitando de uma NF para ativar o seguro.

2° Dúvida... A empresa vai ter que emitir mais uma nota de venda para enviar a mercadoria que faltou para seu cliente, nesse caso para não tributar a mercadoria extraviada deverá a empresa fornecedora emitir uma nota de devolução ou entrada da mercadoria referente a nota extraviada?

3° Dúvida... O Destinatário precisa fazer uma anotação no verso da nota alegando que recebeu parcialmente as mercadorias descritas na nota fiscal?

Resumindo como devo proceder corretamente para regularizar essa venda mediante uma mercadoria extraviada pela transportadora?
espero que minhas perguntas tenham sido claras e que meus colegas de profissão possam me auxiliar desde já agradeço atenção!
Att
Igor Alves

Leonardo Ignacio

Leonardo Ignacio

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Comercial
há 7 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 11:27

Igor,

Faz uma nova nota de venda normal, sendo essa para a Transportadora (Como que se você tivesse vendido a peça que foi extraviada)
Já passei por isso e no meu caso, conversei com o cliente e ele aceitou a nota mesmo faltando uma peça, com a garantia de que enviaria a faltante, sendo assim não houve devolução ou recusa da NF, após isso fiz uma nota com CFOP 5949 e enviei a peça faltando pelo Correios, caso o material seja de um volume maior, faça a nova NF com o CFOP 5949 e acione uma transportadora para o envio.

Vejo essa opção como a mais fácil.

Abraços,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: