x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 16

acessos 76.317

MEI - Tenho que fazer nota fiscal de entrada?

Eluan

Eluan

Iniciante DIVISÃO 3 , Vendedor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 27 setembro 2017 | 11:04

Possuo um MEI. e compro produtos para revenda. Eles emitem a nota fiscal com meu CNPJ. A dúvida é: eu tenho que entrar no site da Receita Federal e criar uma Nota Fiscal de entrada? ou não há a necessidade, só a nota que eles me enviam já basta?

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 27 setembro 2017 | 11:54

Eluan,

você deve fazer o controle do que entra e que sai na empresa.

Sim, você pode emitir nota para outro estado. Basta ter um certificado digital e baixar o emissor gratuito.

O Microempreendedor Individual está dispensado de contabilidade e, portanto, não precisa escriturar nenhum livro. No entanto, ele deve guardar as notas de compra de mercadorias, os documentos do empregado contratado e o canhoto das notas fiscais que emitir.
Todo ano o Microempreendedor Individual deve declarar o valor do faturamento do ano anterior. A primeira declaração pode ser preenchida pelo próprio Microempreendedor Individual ou pelo contador optante pelo Simples, gratuitamente.

Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
E-mail: [email protected]
Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 27 setembro 2017 | 13:31

Boa tarde.

A Thaina está correta.
Entretanto o MEI não é obrigado a emitir NF-e, mesmo em operações interestaduais.

No Portal do Empreendedor:

4.1 - O Microempreendedor Individual/MEI é obrigado a emitir nota fiscal?

O MEI estará dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, porém, estará obrigado à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for outra empresa, salvo quando esse destinatário emitir nota fiscal de entrada.

O MEI não tem a obrigação de emitir a Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, mesmo se realizar vendas interestaduais, exceto se desejar e por opção.

Na Resolução CGSN 94/2011:

Art. 97, § 1º O MEI fica dispensado da escrituração dos livros fiscais e contábeis, da Declaração Eletrônica de Serviços e da emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), ressalvada a possibilidade de emissão facultativa disponibilizada pelo ente federado.

Att.

Marcos Braga
Eluan

Eluan

há 7 anos Quarta-Feira | 27 setembro 2017 | 20:25

Exato. Mas queria emitir nota para poder enviar produtos por transportadora.

Gostaria de saber para que existe a Nota Fiscal de entrada então. Porque a empresa que compro os produtos emite uma nota de saída deles, ai eu pensei que eu teria que criar uma Nota de entrada aqui.

Eluan

Eluan

há 7 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 09:46

Sim isso eu entendi. Eu não entendi o seguinte: A empresa que me fornece os produtos emite uma nota de saida pra mim. E eu não preciso criar uma nota de entrada?

João Algusto

João Algusto

Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a) Empresas
há 7 anos Quarta-Feira | 3 janeiro 2018 | 23:27

Thaina Almeida Proença

Essa nota de entrada, eu preciso declarar esse valor ? sob o limite de 60mil anual ?

O Mei tem o limite de 60 mil anual, ai recebi 20 mil de nota de entrada, esses 20mil vão entrar no meu limite de 60mil de faturamento?

obrigada

Sabrina Gomes

Sabrina Gomes

Iniciante DIVISÃO 1 , Sócio(a) Proprietário
há 7 anos Sexta-Feira | 26 janeiro 2018 | 15:52

Boa tarde. Tenho MEI e estou comprando de pessoa física, porém preciso emitir uma nota fiscal de entrada. Como devo proceder para emitir essa nota no site Nota Fiscal Paulista? É possível? Ou deve ser em outro site? Qual o procedimento correto? Pois já procurei em vários sites e a informação é uma cópia atrás da outra, sem dar o auxílio necessário.
Agradeço desde já.

Michele

Michele

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2018 | 15:43

Boa tarde, recebi uma nota fiscal de entrada com a data de emissão 31/01/2018 e saída 01/02/2018 esta nota eu conto em qual mês janeiro ou fevereiro, pois o sistema que utilizo a nota de saída conta com a data de emissão no cado se fosse gerar imposto esta nota de siada entra pro faturamento de janeiro, agora a minha duvida esta na nota de entrada, alguém pode me ajudar.

Obrigada

Marcelo Marota

Marcelo Marota

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Financeiro
há 7 anos Terça-Feira | 27 fevereiro 2018 | 10:41

Prezados, realizamos compra de pães para fornecimento no café da manhã dos funcionários da empresa. Esses pães são faturados com NF MEI. Necessito emitir NF de entrada para a compra de pães? Como é o detalhamento dessa NF de entrada? Obrigado.

Christian Nunes

Christian Nunes

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 14:03

Sabrina Gomes boa tarde,
Para emitir nota eletrônica você precisa:
Certificado digital, credenciamento na secretaria da fazenda do seu estado e um emissor de NF.

Marcelo Marota Boa tarde,
Se o MEI já emiti a NF de saída, não há necessidade em emitir NF de entrada.

Espero ter ajudado

DAIANA SOARES

Daiana Soares

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 27 abril 2018 | 16:08

Ola boa tarde fiquei um pouco confusa sempre recebemos Notas de MEI e não fazemos a entrada, por ser uma Nota Eletrônica Normal como as outras, porem vi que em alguns lugares que é necessário fazer sim a Nota de Entrada alguém tem uma Base legal a respeito desde ja agradeço.

gilson

Gilson

Iniciante DIVISÃO 1 , Autônomo(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2018 | 13:02

marcos braga falou sobre nao ser obrigado a emitir nota para fora do seu estado

tive problemas com isso enviei uma mercadoria para pernambuco e a receita federal do correio barrou
alegando que nao teria como saber se sou mei ou nao , mesmo tendo a declaraçao dos correios colada fora da caixa com dados do remetente
me cobraram alíquota mais multa de 50% em cima da minha venda alegando que mesmo sendo mei devo emitir nota para fora do meu estado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade