Joao Alexandro Soares da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) ContabilidadeBom dia
recebi algumas notas de entrada do mes de 07/2009, porem o mesmo ja foi entregue a gia, tenho como aproveitar estes creditos no mes 08/2009?
respostas 10
acessos 4.560
Joao Alexandro Soares da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) ContabilidadeBom dia
recebi algumas notas de entrada do mes de 07/2009, porem o mesmo ja foi entregue a gia, tenho como aproveitar estes creditos no mes 08/2009?
Edimar Zambianco
Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a)Bom dia
Tem sim, só você mandar para seu escritório de contabilidade as notas fiscais e escriturá-las no mês 08/2009.
Como no mês 07/09 a gia ja foi entregue você nao pode escriturar.
abraço
Joao Alexandro Soares da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) ContabilidadeBom dia Edimar
/as a nota fiscal esta com data de 05/07/2009, vou lancar ela em agosto, com qual data?
Edimar Zambianco
Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a)Boa tarde, essas notas serão lançadas no seu escritório com data de 01/09/2009, da seguinte forma, data de entrada 01/09/2009 , data do documento ( nf ) 05/07/2009, essa é uma prática normal, as empresas controlam o icms segurando as notas de entrada, ou seja, mandando gradativamente.
Vale observar que nao é o correto, mais todos fazem isso.
abraço
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Pessoal, pode estar ocorrendo de alguns empresários e escritórios usarem de prática normal dar entradas em notas fiscais em período posterior, mas como o mesmo Edimar disse, não é correto, podendo até ser glosado o valor do ICMS pela fiscalização.
Quando ocorre estravio de notas é bem diferente, ou então se a mercadoria saiu dia 30 e chegou no dia 01 na empresa, normalmente se deve fazer a entrada na data da chegada da mercadoria.
A data correta da entrada é o da efetiva entrada da mercadoria no estoque da empresa, devendo esta data ser apontada na nota fiscal pela pessoa que receber a mercadoria.
Vale lembrar também que a contabilidade ficará desconfigurada com mercadorias sendo registradas posteriormente, onde as contas; caixa (ou bancos), duplicatas à pagar, fornecedores e estoques serão as que receberão este impacto na contabilidade.
Joao Alexandro Soares da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) ContabilidadeO procedimento correto seria fazer a entrada em 07/2009 e substituir a gia, para evitar maiores problemas quanto a fiscalizaçao e a questao das contas contabeis no fechamento do mês
agradeço a todos
Edimar Zambianco
Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a)Boa tarde !
sim, concerteza sabemos que a prática não é correta, mais como salientei bem na minha resposta, existe o tal jeito.
Alem do mais vários escritórios não andam em dia com a contabilidade, ou seja, fecham o mês vigente um pouco mais a frente, prática tambem conhecida por todos nós!
enfim, apesar de isso tudo ser errado, vale lembrar que no caso do nosso amigo, pra nao ter que fazer uma retificação, seria melhor lançar as notas agora no mês 08/09.
abraços
Gilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Quando se tem serviços em atrazo precisa-se colocá-los em dia, isso não pode se tornar uma prática habitual ou rotina em uma empresa ou escritório de contabilidade.
Ocorrer atrazos em algum período por força maior é uma coisa totalmente diferente de se ter uma rotina de serviços atrazados.
Sempre trabalhei em empresas que se mantinham atualizados e em dia com os serviços internos e que não existia rotina de serviços atrazados.
O risco de autuação com juros e multa por infração fiscal é eminente nestes casos, o que ocorre é que a fiscalização é moroza e raramente fiscaliza empresas de pequeno porte.
O mais correto neste caso é orientar o empresário através de notificação feita pelo contador, deixando-o ciente das obrigações de entrega de documentos em tempo hábil para a escrituração e das penalidades impostas pelo Fisco.
E que em casos de atrazo na entrega o mesmo terá multas pela retificação das GIAS e estará sujeito à não tomar o crédito do ICMS das notas fiscais de compras.
Este é um assunto muito extenso, onde sugiro que pesquise no Fórum sobre as responsabilidades do contador e empresário perante o Fisco com relação a escrituração fiscal e contábil.
Edimar Zambianco
Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a)Concordo com você! concerteza a prática em atraso gera riscos grandes para a empresa e para o contador.
abraços
Joao Alexandro Soares da Silva
Prata DIVISÃO 2 , Consultor(a) ContabilidadeGilberto Olgado
Moderador , Contador(a)Bom dia João!
Aqui mesmo nesta página, bem acima tem uma janela para pesquisas, onde irá abrir vários tópicos já discutidos com os temas que você sugerir, deixo abaixo um topico em que foi discutido este assunto;
http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=9446
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade