x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 295

Hector Henrique

Hector Henrique

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Fiscal
há 7 anos Sábado | 21 outubro 2017 | 09:59

Prezados, bom dia!
Sobre retenção de impostos:
No caso de ISS por exemplo, eu achava que era retido apenas quando o tomador do serviço era de fora da cidade, e, a cidade do tomador queria o imposto para ela, mas, vi caso em que o tomador e prestador do serviço eram da mesma cidade e teve retenção de ISS.
Então qual o sentido de reter um imposto? Eu achava que era apenas por uma questão de qual cidade ficaria com ele, mas vejo que vai além... Talvez se o tomador do serviço recolher o imposto a cidade receba mais cedo ou sei lá, se tem algum outro motivo para retenções de impostos.
Alguém poderia me esclarecer o sentido de retenção?

FABRÍCIO CAETANO MORAES

Fabrício Caetano Moraes

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Financeiro
há 7 anos Sábado | 21 outubro 2017 | 14:13

Boa tarde Prezado, tudo bem?


Com relação a questão do ISS, vai depender do município, aqui em Itapetininga pelo menos até o ano passado(quando eu ainda trabalhava bastante com isso) o ISS retido era dispensado quando o prestador de serviços fosse daqui e o local de serviços também, Tatuí pode ter outro entendimento, Sorocaba outro e assim por diante, deste modo é necessário observar a Legislação de cada município em que se for prestar o serviço porque cada município se encarrega de estabelecer a Legislação à seu critério dentro de suas limitações constitucionais(ou pelo menos, assim deveria ser).

Com relação ao motivo, geralmente os órgãos governamentais alegam que as Retenções agilizam os recolhimentos(algo que o Sr.º citou inclusive) e facilitam o controle de arrecadação, essas são as informações que possuo.



Espero ter contribuído!




Att,

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;"

Provérbios 3:13



Tecnólogo em Gestão Financeira
Pós-Graduado em Direito Tributário em Contabilidade


Atividades: Consultoria Financeira, de Custos e Gestão Fiscal/Tributária

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade