x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.457

Quem paga Difal?

RONALDO COSTA

Ronaldo Costa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 24 outubro 2017 | 09:59

Olá.

Uma mercadoria vai ser transportada de minha empresa no Mato Grosso para o estado de Goias, então a tarifa interestadual vai ser de 12%. Como a alíquota de ICMS de Goias é de 17%, o resultado do DIFAL é de 5% sobre o valor da operação.

Aplicando-se essas porcentagens no valor de $ 10,00 do Difal:
Onde 60% para o estado de destino =R$ 6,00
Onde 40% para o estado de Origem =R$ 4,00

Qual destes valores minha empresa deverá pagar?

Evandro Ogeda São Martin

Evandro Ogeda São Martin

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 10:45

Ronaldy,

Se o destinatário da mercadoria não for contribuinte do ICMS, a "responsabilidade" do pagamento de ambos será sua!

40% será para seu estado e 60% para o estado destinatário, guias deverão ser separadas e identificadas para cada estado.

Agora se o destinatário da mercadoria for contribuinte do ICMS, a "responsabilidade" do pagamento será do destinatário para a guia de 60% e sua dos 40%.

RONALDO COSTA

Ronaldo Costa

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2017 | 09:41

Evandro Obrigado pela informação.

Então quer dizer que eu pago 60% para o estado destinatário, e o cliente também paga 40% para seu próprio estado, desde que ela seja contribuinte??!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade