x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 646

Preciso emitir NFS-e e também NFA-e para um serviço no qual

Cleyton Fialho

Cleyton Fialho

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Suporte
há 7 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 04:16

Prezados(as),

Estou com uma dúvida e gostaria muito de uma ajuda se possível. Para ambientar, a micro empresa é enquadrada no MEI, prestadora de serviços de informática mas que também é cadastrada com CNAE secundário "47.51-2-01 - Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática ". Utilizo alguns produtos para realizar diversos serviços, como por exemplo cabos, conectores, etc. Todos são adquiridos com emissão de NF-e por parte do vendedor, porém, essa nota fiscal vem como minha empresa sendo consumidor final e não revendedor. Além dos itens que é utilizado para realização dos serviços, tem também alguns itens para revenda como por exemplo Roteador, este também adquirido com NF-e mas como minha empresa sendo consumidor final. Tenho duas dúvidas:

1 - Para que eu consiga emitir NF dos produtos que revendo, a NF que eu recebo deve ser como revendedor, ou não tem problema ser como consumidor final?

2 - Como proceder na emissão de NF quando é prestado um serviço no qual é utilizado materiais? Pois no caso eu emito NFS-e para o serviço, porém, na prefeitura onde faço essa emissão, não existe opção para eu incluir os produtos que utilizei na execução. Neste caso eu devo emitir as duas NF, a NFS-e para o serviço em si prestado e uma NFA-e para os produtos que foram usados nesse serviço? Por exemplo: Foi realizado um serviço com mão de obra no valor de R$50 e produtos no valor de R$30, totalizando R$80. Eu emito apenas NFS-e no valor de R$80, e assim os produtos acabam não entrando na NF, ou então tenho de emitir NFS-e no valor de R$50 e também NFA-e no valor de R$30 referente aos produtos?

Desde já agradeço pela paciência e ajuda.

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 10:12

Cleyton Fialho, bom dia!

O correto seria a nota fiscal vir como revendedor, e não consumidor final até porque você revende esse material e não é para uso pessoal.

A nota fiscal deve ser emitida conforme a situação. Se você fizer um serviço então faça a NFS-e, se for venda você faz NF-e. Não há necessidade de fazer uma nota fiscal de venda toda vez que fizer um serviço, até porque você foi contratado para o serviço e não a venda.

Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
E-mail: [email protected]
Cleyton Fialho

Cleyton Fialho

há 7 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 12:32

Olá Thaina,

Desde já agradeço por se prontificar a me auxiliar. Nos casos das compras que já fiz e vieram com Nota Fiscal de Consumidor Final ( creio que pelo fato de o comercio ao qual comprei não emitir NF de revendedor) eu então não poderei revender essa mercadoria emitindo NFA-e?

Sobre a emissão de NF conforme a situação, a minha dúvida maior é quando a situação envolve os dois ( prestação de serviço e revenda de produto). Exemplo: Você Thaina contrata a empresa para a prestação de um serviço, e para realizar esse serviço além da mão de obra, será necessário também a utilização de alguns materiais, como cabo de rede e conectores. Nesse caso eu irei emitir a NFS-e pelo serviço executado, porém, além da mão de obra foi necessário 20 metros de cabo e 4 conectores, estes não podem entrar na NFS-e sendo discriminado, eu posso colocar o valor dos mesmos, mas não posso especificar que foi produto por se tratar de NFS, nesse caso especifico, eu devo emitir além da NFS-e para a mão de obra, a NFA-e para os produtos utilizados?

Cleyton Fialho

Cleyton Fialho

há 7 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 12:58

Entendi. Então independente dos materiais que eu venha a usar, no final o que ela contratou foi o serviço, por isso só a NFS-e já satisfaz. Ai no caso de eu por exemplo vender um equipamento (roteador) ai nesse caso eu devo emitir a NFA-e para esse produto. No caso, esses produtos me vieram com NF de consumidor final, então eu não poderei emitir NFA-e na venda deles? Ou posso e não terei problemas?

Thainá muitíssimo obrigado pela sua paciência e ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade