x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 412

Simples Faturamento - Baixa de CNPJ cliente antes da emissão

Camila

Camila

Iniciante DIVISÃO 2 , Gerente Financeiro
há 7 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 10:23

Bom dia pessoal.
Preciso de uma ajuda.
Trabalho em uma empresa do regime RPA - Lucro Presumido, fabricante de painéis elétricos, que fez uma venda de painel para a filial de uma indústria de produtos veterinários. Faturamos a nota de simples faturamento CFOP 5922 no dia 03/08/2017 onde recolhemos o IPI, PIS E COFINS (Por opção recolhemos PIS/COFINS sempre na 1° nota, mesmo sabendo que podemos recolher na entrega). O cliente já nos pagou essa nota.
Acontece que hoje, quando fomos emitir a nota fiscal de entrega 5116, o CNPJ e IE desta filial está baixada. O cliente solicitou o encerramento dessa filial. Neste caso como devo proceder com a entrega, e com a nota de simples faturamento emitida em 03/08?

BRUNO SABO

Bruno Sabo

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 16:00

boa tarde.

na verdade nÃo deve fazer nota alguma, jÁ quem comprou ja encerrou as atividades.

no mÁximo se a matriz efetuar atravÉs de ofÍcio o encaminhamento para a mesma, demonstrando o encerramento de sua filial.

minha anÁlise.

Camila

Camila

Iniciante DIVISÃO 2 , Gerente Financeiro
há 7 anos Sexta-Feira | 27 outubro 2017 | 13:36

Pessoal, fui ao posto fiscal e a receita federal me informar.

A solução que me deram é de solicitar o cancelamento extemporâneo da nota fiscal de simples faturamento junto ao posto fiscal, para isso, é necessário o cliente emitir uma declaração que não recebeu a mercadoria. Saindo o deferimento do cancelamento (em média 15 dias), podemos creditar via DCTF o IPI, PIS e COFINS pago sobre a nota no mês 08. Não precisa fazer per/dcomp.
E emitir uma nota fiscal de venda normal para o CNPJ da Matriz no caso, para conseguir entregar a mercadoria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade