x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 12.798

Emissão de nota fiscal de pessoa física para pessoa jurídica

DANIELE

Daniele

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Tributário
há 7 anos Quarta-Feira | 1 novembro 2017 | 15:15

Caros colegas, boa tarde!

poderiam me ajudar!

Possuo um cliente que é escritor pessoa física não contribuinte do ICMS, e quer vender livros para uma livraria pessoa jurídica, como emitir uma Nota Fiscal de venda de livros de uma pessoa física para uma pessoa jurídica ?

Seria pelo Nota fiscal Avulsa NFA-e ?

Desde já agradeço!!

Daniele

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 1 novembro 2017 | 15:23

Daniele essa transação é errada.
Pessoa física não pode vender mercadorias nem para pessoa física nem jurídica.
Claro que como fornecedor terá que ter um cnpj.
Seu cliente deverá abrir uma empresa, aí sim terá todas os benefícios de não ser multado pela recita do seu estado.
Att.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil

Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
José Gomes

José Gomes

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 1 novembro 2017 | 19:56

Boa noite Luciano, Daniele

Eu já li em algum site que se eu pessoa física, adquiri uma televisão com nota fiscal eletrônica resolvi revender essa televisão, a pessoa que vai comprar pediu a nota fiscal, pra mie fazer essa nota eu teria que ir até o posto fiscal e emitir uma nota avulsa.

A nota a NFA sairia com os meus dados como emitente porem e chave da nota sai com os dados do posto fiscal.

ATT José Gomes.

cleonerson

Cleonerson

Iniciante DIVISÃO 1 , Chefe Marcenaria
há 7 anos Segunda-Feira | 4 dezembro 2017 | 20:24

Boa noite!
sou marceneiro e tenho um cliente pessoa juridica que quer nota fiscal de um armario que estou fazendo.
Posso emitir nota fiscal avulsa para esse cliente e qual seria a porcentagem do imposto cobrado e quais seriam estes?
desde ja agradeço.

cleonerson

José Gomes

José Gomes

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 5 dezembro 2017 | 11:18

Cleonerson,bom dia

Seu cliente como contribuinte teria que emitir a nota de entrada para essa aquisição.

Caso ele não faça melhor você ir até o posto fiscal mais próximo de sua residencia.

Att José Gomes ALL VTEX.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade