x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 741

Vania Xavier

Vania Xavier

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 3 novembro 2017 | 17:42

Olá,
Emitimos uma nota fiscal de entrada por devolução de uma mercadoria, (pessoa fisica não em nf) porém o icms na devolução ficou a maior 0,75 centavos do que na nota de venda, não vimos isso no dia, e posteriormente não tinha maisw como cancelar a nota fiscal.
O que faço? Me credito pelo valor de 0,75 a maior ou posso me creditar pelo valor a menor , e a diferença dos 0,75 posso jogar na base de outras, já que a legislação não permite carta de correção para valores??

Valor do icms na venda: 15.000,00
valor do icms devolução: 15000,75

Desde já, agradeço.

Vania

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Atendente
há 7 anos Sexta-Feira | 3 novembro 2017 | 20:22

De fato, na devolucao devera acontecer a mesma base de calculo e a mesma aliquota a fim de bater os valores da nota fiscal de envio, conforme convenio ICMS 54/2000.
COMO FICOU A MAIOR, APROPRIE-SE DO VALOR CORRETO, OU SEJA, SEM OS r$ 0,75.
No Regulamento do Ceara essa determinacao esta no artigo 60, paragrafo 3º, Decreto 24.569/1997:

Art. 60. Para fins de compensação do ICMS devido, constitui crédito fiscal o valor do imposto relativo:
...
§ 3º Quando o imposto destacado no documento fiscal for maior que o exigível na forma da lei, o seu aproveitamento como crédito terá por limite o valor correto.

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 6 novembro 2017 | 11:26

Bom dia Vania,

Assim como dito pelo nosso amigo Jose Flavio, a operação que houve o destaque a maior não assegura ao contribuinte o direito ao crédito sobre esta diferença, portanto considere em sua escrituração somente aquilo que lhe couber (§ 5º do artigo 61 do RICMS/SP). No tocante as operações advindas de não contribuinte estão vedadas o aproveitamento do crédito.

Vide a matéria enviada pelo Martins.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade