FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS
respostas 3
acessos 5.919
Imposto ISS das firmas do M.E.I
Deise
Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 7 anos Quarta-Feira | 8 novembro 2017 | 16:35
boa tarde pessoal,
entÃo vamos ver se vocÊs podem me ajudar.
eu tiro algumas notas fiscais de serviÇo pra algumas empresas e as que sÃo optantes pelo simples nacional eu sei que o imposto da nota fiscal de serviÇo É calculado junto com o imposto do simples e na nota eu posso colocar a menor alÍquota que É 2%. mas nas firmas do m.e.i eu nÃo consigo colocar alÍquota o campo nÃo tem essa opÇÃo de mudar a alÍquota e ela sempre É 0%, queria saber onde eu calculo o imposto dessa nota ou se jÁ vem incluso na guia fixa do m.e.i todo mÊs porque aqui pra mim quando entro pra tirar a nota nÃo aparece nenhuma cobranÇa de imposto.
serÁ que vocÊs podem me esclarecer essa duvida? ( obs: todas essas notas de serviÇo sÃo tiradas no site da prefeitura do municÍpio)
desde jÁ agradeÇo!
Yuri Aquino
Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 8 novembro 2017 | 17:07
Deise, boa tarde.
Primeiramente, gostaria de pedir cuidado ao utilizar a ferramente de digitação FIXA ou CAPSLOCK pois ela é utilizada comumente na internet com o objetivo de transparecer alguém falando alto, de maneira grosseira ou gritando, o que não é adequado para este fórum.
Agora, vamos a sua dúvida, que é muito simples.
O MEI recolhe seu ISS diretamente no DAS mensal. Se pegar a guia de DAS de uma empresa MEI, verá que no campo de Observações o valor de R$ 5,00 correspondente a ISS.
Deste modo, o MEI não paga ISS em um % sobre cada emissão de nota fiscal, por isso você não tem opção de colocar o %, o sistema da sua Prefeitura já deve entender que a empresa é MEI e bloquear este campo. O valor sempre será o de R$ 5,00 já incluso no DAS gerado.
"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Edna de Paula
Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 8 novembro 2017 | 17:09
Olá Deise!
Para o MEI o ISS já está imbutido no DAS.
Deise
Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritório
há 7 anos Quarta-Feira | 8 novembro 2017 | 17:21
Muito obrigada pela orientação e por esclarecer minha duvida!!!!