Boa Tarde, Reinaldo,
Uso e consumo significa consumidor final o que não for usado no processo de industrialização é caracterizado uso e consumo, por exemplo o copinho que será utilizado para acomodar produto que será vendido no caso o sorvete, já a casquinha o leite a cobertura entendo que é o processo de industrialização por que está acrescentando no produto final.
Definição de matéria prima: materiais usados diretamente na produção, de forma imprescindível produção de determinados produtos. Matéria prima agrega ao produto que está sendo fabricado, tornando - se parte dele.
Ex> embalagens
Definição de uso e consumo: é tudo que a empresa utiliza, nas atividades comerciais ou operacionais, desde que não se agrege fisicamente no que está sendo produzido.
Ex: cafezinho, caneta etc....
DEFINIÇÃO DE INSUMO: Tudo que é utilizado no processo de produção , agregando ou não no que está sendo produzido.
EX maquinas ou ativo imobilizado podem ser insumos desde que utilizados no processo produtivo.
Bem potes copinhos , etiquetas etc devem ser escriturados como material de uso e consumo por que você efetua a venda nessas embalagens, você não compra o copinho para você revender você aproveita a utilidade dele.
Quanto a próxima duvida.
A legislação do Rio de janeiro vê o DIFAL como uma diferença entre a alíquota interna e a interestadual é como se fosse uma punição pelo adquirente está comprando o bem fora do estado para pagar impostos com a alíquota menor. Essa recomposição se se referre ao difal sendo a mesma coisa, (o que eu entendo que é) é somente para operações interestadual.
Tendo algum colega que possa acrescentar ou me corrigir. estou aberta a correções.