x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.566

LC 160/2017 - Convênio ICMS 190/17 - Guerra Fiscal

Fernanda Aparecida

Fernanda Aparecida

Bronze DIVISÃO 2
há 7 anos Quarta-Feira | 20 dezembro 2017 | 09:21

Caros colegas.

Publicado o Convênio ICMS 190/17, que trata sobre a remissão de créditos tributários decorrentes de isenções, incentivos e benefícios fiscais relativos ao ICMS concedidos em desacordo com a legislação nacional, fiquei com uma dúvida cruel.

Posso considerar como passíveis de enquadramento na remissão os débitos cobrados pelo Fisco Paulista em virtude de importações por conta e ordem de terceiros realizadas por preposto sediado no Distrito Federal?

Li, reli, e ainda tenho dúvidas.

Assim, espero que me ajudem a chegar a uma conclusão.

Obrigada!

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Atendente
há 7 anos Segunda-Feira | 30 abril 2018 | 10:48

O Convênio ICMS 190/2017 tem por base (autorizado) a Lei Complementar 160/2017. Conforme as regras do Convênio 190/2017 os Estados irão deliberar sobre os incentivos fiscais concedidos ao arrepio da LC 24/75 e do CONFAZ. Uma forma de resolver a guerra fiscal entre os Estados (é como se o Convênio 190/2017 dissesse assim: pessoal (Estados) com relação ao benefícios fiscais irregulares vamos fazer o seguinte, tal e tal).

2) Importação por conta e ordem de terceiro é outra coisa, é o instituto posto no parágrafo único do artigo 1º da Instrução Normativa da Receita Federal nº 225/2002:

"Art. 1º O controle aduaneiro relativo à atuação de pessoa jurídica importadora que opere por conta e ordem de terceiros será exercido conforme o estabelecido nesta Instrução Normativa.

Parágrafo único. Entende-se por importador por conta e ordem de terceiro a pessoa jurídica que promover, em seu nome, o despacho aduaneiro de importação de mercadoria adquirida por outra, em razão de contrato previamente firmado, que poderá compreender, ainda, a prestação de outros serviços relacionados com a transação comercial, como a realização de cotação de preços e a intermediação comercial".

Na prática é uma terceirização da importação, ou seja, quem quer o produto importado contrata alguém que sabe importar para fazer a importação. Chega-se para alguém e diz: rapaz, importe 10toneladas de tecidos, pode importar no seu nome mesmo, que quando chegar aqui no Brasil você me entrega a mercadoria que eu pago tudo.
Imagine que esse contratato seja em São Paulo (importador terceirizado) e que quem mandou foi uma empresa aqui no Ceará, ora, apesar do importador ser de São Paulo, esse ICMS de importação (ou ICMS ST, caso exista) pertence ao Ceará, porque a empresa do Ceará apenas terceirizou uma empresa importadora de São Paulo para proceder.

Portanto, esse ICMS seria devido ao Ceará, é legítimo, não tem nenhuma relação com benefício fiscal, nenhuma relação com o convênio 190/2017.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade