Antonio Schalata
Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico TelecomunicaçõesBoa tarde,
Sou de Santa Catarina e sou MEI. Realizo vendas interestaduais de equipamentos de informática. Sempre vendi pelo Mercado Livre, e minha conta lá é pessoa física. Recententemente fiz uma venda para o MT, e como de costume não enviei a nota fiscal, teoricamente era uma venda c2c e como pessoa física que vende no mercado livre eu não poderia gerar nota fiscal, e como nunca deu nenhum tipo de problema, nunca me preocupei com isso. Resultado: Multa de R$ 4.000,00. O comprador realizou o pagamento da multa e eu ressarci os custos.
Enfim, depois desse problema vou começar a vender como pessoa jurídica e emitir as notas fiscais de cada venda, da forma correta. Minha dúvida é: Não compro produtos importados, compro de distribuidores Brasileiros, tenho nota de entrada, com todos impostos ICMS, IPI etc.
Vou começar do início para que apontem todos os erros. Para gerar uma nota acesso o sistema do Sefaz para criação de NFAe. Preencho CNPJ e outros detalhes, até aí tudo certo. Porém quando chega a hora da inclusão dos produtos eu não faço ideia de como proceder. Vou passar uma situação, uma nota de entrada com os seguintes valores:
Código: 204xxx
Descrição: Placa de vídeo blá-blá
NCM: 84733043
CST: 600
CFOP: 5.102
UN: UN
QTDE: 6
VALOR UNIT.: 977,010
VALOR TOT.: 5862,06
BS. CALC ICSM: 5862,06
BS ICMS ST: Branco
VAL ICMS ST: Branco
Valor ICMS: 996,55
Valor IPI: 0,00
ALIQUOTA ICMS: 17,00.
Na nota de saída teriam os campos:
CFOP:
Código:
Descrição:
NCM:
UND:
Quantidade:
Tributação:
BC Destino:
% ICMS Destino:
ICMS Destino:
ICMS Remetente:
% Fundo combate pobreza:
Fundo combate pobreza:
Os campos em negrito eu não faço a menor ideia de como preencher. Se alguém puder ajudar, agradeço.
Outras dúvidas, que são minha maior preocupação:
Terei que pagar novamente os impostos? Os valores já foram pagos quando eu comprei o produto do distribuidor, quando eu for revender para o consumidor final eu pagarei novamente? Vamos supor que a porcentagem do ICMS seja 12% sobre o valor, isso é maior que meu lucro.
Eu posso usar o valor do ICMS e impostos que já foram pagos na hora da compra? Por favor, me deem uma luz! Agradeço desde já!