x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 680

Uso de cfop incorreta e gerou icms - Me ajudem urgente !!!!!

LUIS FELIPE NICULA

Luis Felipe Nicula

Iniciante DIVISÃO 1 , Faturista
há 7 anos Quarta-Feira | 14 março 2018 | 14:45

Boa tarde.

Final do ano emiti algumas notas fiscais e a empresa era do regime simples nacional e não gerou icms.
As notas fiscais foram devolvidas pelo cliente, mas fui dar entrada nas notas fiscais apenas esse ano.
No começo do ano a empresa virou lucro presumido, e quando eu fui dar entrada na nota fiscal, tive alguns erros e utilizei a cfop 2.101 no lugar da cfop 2.201 e além disso gerou icms.

Como proceder nesse caso.

Me ajudem urgente!!!!

LUIS FELIPE NICULA

Luis Felipe Nicula

Iniciante DIVISÃO 1 , Faturista
há 7 anos Quarta-Feira | 14 março 2018 | 16:02

Luciana dias, sim eu sei, mas eu usei cfop 2.101 que é de compra no lugar da 2.201 que é devolução de venda.
Quando eu vendi, não gerou icms pela empresa sem simples. Mas ao dar entrada na devolução usei a cfop 2.101 e gerou icms. A mulher do escritório me ligou aqui dizendo que está errado e que não sabe o que fazer.

JOSUE A SILVA

Josue a Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Supervisor(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 14 março 2018 | 18:50

Luiz Felipe,

A sua Empresa que era optante pelo Simples Nacional, ao ser desenquadrada do Regime, passa para o RPA - Regime Periódico de Apuração do ICMS, mesmo que seja tributada pelo Lucro Presumido.

As Notas Fiscais de entrada, então devem ser lançadas no Livro Registro de Entradas Mod. 1 ou 1-A.
Vamos aos fatos: A nota fiscal de venda, foi emitida pelo regime Simples Nacional, e não gerou débito do ICMS.
Pelo se relato deduzi que sua nota fiscal foi emitida com o CFOP 5.101.
A devolução, por sua vez deve ter mencionado o CFOP 5.201.

Devido a sua empresa estar sob o RPA, já entregou a GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS), onde consta o crédito (indevido) do ICMS.

Como corrigir:
Substituir a GIA, alterando o lançamento diretamente na GIA, isto é, "zerando" ou diminuindo o valor constante do CFOP 2101, e incluindo o valor no CFOP 2201. Ao incluir o valor no CFOP 2201, efetuar o lançamento correto, isto é, sem o crédito do ICMS.
O valor do ICMS não creditado, quando da apuração, gerará uma GARE relativo ao ICMS creditado indevidamente que deverá ser recolhido com os acréscimos legais(multa e juros).

Se a sua empresa estiver obrigada a entregar o SPED-Fiscal, a escrituração deverá ser corrigida e o arquivo deverá ser reenvidado em forma de substituição.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade