Nádia Rodrigues Magalhães
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa Tarde Pessoal!
Vejam se podem me ajudar...
Tenho um cliente que exerce duas atividades:
- Transporte rodoviário de cargas, municipal, intermunicipal, interestadual e
- Depósito fechado para terceiros (CNAE: 5211-7/99) - Não é armazém geral, nem depósito próprio.
A empresa é do regime Lucro Presumido e com relação ao ICMS, acontece dessa forma:
- para o serviço de transporte, essa empresa utiliza o crédito presumido de 20% (de acordo com o inciso V, do Art. 75, da Parte Geral do RICMSMG/2002)
- para o serviço de depósito fechado para terceiros, o ICMS é apurado como Debito/crédito.
Nas operações do depósito fechado, as remessas para o estabelecimento depositante e o retorno da mercadoria em devolução utilizamos o CFOP “saídas a qualquer título”, com incidência do imposto.
O problema é na hora de levar a apuração do ICMS para a DAPI: Quando as operações de remessa e retorno acontecem no mesmo mês, com valores de entradas diferente dos valores de saída, ou quando a remessa acontece em um mês e o retorno em outro mês, na DAPI a apuração não está ficando correta.
Operação de transporte>
Colocamos o Valor do credito presumido no campo - outros créditos/débitos campo (67) - Crédito presumido.
Operação de depósito de terceiros>
Lançamos as entradas e saídas no campo - operações/prestações; automaticamente os créditos vão para o campo (88) - crédito por entradas e as saídas vão para o campo (93) - débitos por saídas.
Na apuração, quando o valor das operações de depósito não se anulam, a DAPI está misturando o credito presumido dos serviços de transporte com o credito dos serviços de depósito de terceiros.
Será que vocês poderiam me ajudar a resolver esse problema?
Obrigada !!!!